Fichamento - Blaine Kitchenware
Por: Aline Moreira Tavares • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Aline Moreira Tavares
Trabalho da disciplina Gestão de Riscos financeiros Tutor: Prof. Luciana Mattos Moreira Camelo
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso:
Gestão de Riscos Financeiros
Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital
REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009
A empresa Blaine Kitchenware Inc., era uma empresa de médio porte, no ramo de eletrodomésticos, usualmente voltado para cozinhas residenciais. Inicialmente fundada como The Blaine Electrical Apparatus Company em 1927, a empresa produzia eletrodomésticos residenciais modernos para a época como ferros de passar, aspiradores, entre outros. Em 2006, os produtos da empresa eram basicamente uma grande gama de pequenos utensílios de cozinha usados para preparar bebidas, comidas e para cozinhar. A concorrência de produtos importados baratos e os preços competitivos do mercado nacional acabaram por limitar o crescimento do volume de vendas do setor. A Blaine tinha pouco menos de 10% do mercado dos USA e mostrou um crescimento gradativo ao passar dos anos.
Em dado momento viu vantagem agregar a sua estratégia de mercado produtos voltados para consumidores da classe alta, que seriam produtos com funções de tecnologia “smart”, acrescentando em seu portfólio artefatos clássicos e elegantes para atingir seu novo público alvo. A maioria dos produtos da BKI era distribuída por uma rede de atacadistas que forneciam para hipermercados e lojas de departamentos, mas seus produtos de ponta eram vendidos diretamente a varejistas especializados e a empresas de venda por catálogos.
A Blaine Kitchenware era uma empresa de capital aberto, conservadora, a maioria de suas ações pertencia a familiares de fundadores. Boa parte de produção das peças era terceirizada, apenas produzindo algumas peças de ferro para determinados utensílios de cozinha. Tinha um excelente balanço patrimonial com muita liquidez e livre de dívidas. Em determinado período, houve a necessidade de pegar empréstimos, mas os mesmos logo foram quitados. Como a maioria das empresas do ramo, a Blaine Kitchenware, atingia um pico sazonal de acordo com as datas comemorativas ao longo do ano.
Seu principal gestor era Victor Dubinski, engenheiro e bisneto de um dos fundadores. Antes da Blaine, trabalhou em uma grande empresa aeroespacial e de defesa, então se juntou aos negócios da família em 1981 como chefe de operações, em seguida, em 1988, foi eleito para o conselho de administração. Em 1992 se tornou CEO, como sucessor de seu tio.
Dubinski reavaliou a política financeira, seu pensamento estava na recompra de ações
...