Blaine Kitchenware
Por: Poliana Lacerda • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 2.286 Visualizações
Estudo de Caso: Blaine Kitchenware
Fundamentos de Matemática Financeira e Estastica Aplicada
Estrutura de Capital REFERÊNCIA: Timothy Luehrman., and Joel Heilprin. “Blaine Kit-chenware: Capital Structure.” Harvard Business School Case 198-088, January 1988. (Revised November 2000.)
Blaine Kitchenware era uma empresa de médio porte, produtora de pequenos eletrodomésticos de marca. Fundada em 1927 como The Blaine Eletrical Apparatus Company, a empresa produzia eletrodomésticos residenciais modernos para a época como ferros de passar, aspiradores de pó, máquinas de waffe e desnatadeiras, que eram promovidos como mais modernos simples e fáceis de usar do que seus análogos a óleo, carvão, gás ou mesmo manuais. Era uma empresa de capital aberto, a maioria de suas ações pertencia a descendente dos fundadores da empresa, assim como diversos truss da própria família. No entanto era familiar e bastante conservadora.
Victor Dubinski era bisneto de um dos fundadores da empresa. Em 1981 resolve se juntar aos negócios da família, como chefe de operações. Em 1988 foi eleito para o conselho de administração e em 1992 se tornou CEO.
No período de 2003 a 2006, o setor relatou um modesto crescimento de 2% das vendas unitárias anuais, e se expandiu para mercados externos, seu forte era no EUA. A em-presa vendia aproximadamente 14 milhões de unidades por ano. No final de 2006, o balanço patrimonial da Blaine era o mais forte do setor.
A marca Blaine era muito conhecida e bem vista pelos consumidores, e recen-temente tinha introduzido alguns produtos com funções de tecnologia “smart’ e estilo mais elegante. Portanto com a concorrência de mercado, com produtos baratos, restringiam o cres-cimento no setor.
Em 2007 a taxa de crescimento presumia que nenhuma aquisição seria feita naquele ano, e com isso, os maiores usos de caixa da empresa tinha sido para o pagamento de dividendos e compromissos pelas várias aquisições, visto que o retorno da empresa tinha fica-do abaixo dos últimos anos, Dubinski pensava sobre a postura conservadora de Blainer, por-que apenas 2 vezes em toda sua história a empresa tomou recursos emprestado, mais conseguiram quitar rapidamente.
Dubinski estava preocupado, considerando a possibilidade de que Blaine talvez tivesse que tomar outro empréstimo pela terceira vez em sua história. No entanto ele teria que tomar uma decisão, e sabia que seria uma missão difícil.
...