Fichamento Coca Cola no Facebook
Por: karoline.silva • 20/6/2017 • Resenha • 716 Palavras (3 Páginas) • 655 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Trabalho da Disciplina Gerenciamento De Stakeholders e Comunicações
Tutor: Profª Irene Ciccarino
Rio de Janeiro
2017
Grupo:
Anderson Pires Valgas
Diogo Marcolino de Mattos
Gabriela Gonçalves
Karoline Barros
Mônica Bastos Antunes Souza
Renata Guedes da Silva
Sandro Lima
Estudo de Caso
CASO: A Coca-Cola no Facebook
O presente caso de estudo faz uma análise do processo de crescimento das mídias sociais, especificamente o “Facebook” como canal de comunicação, meio de interação e difusor de informação.
Dentro deste universo, analisaremos o perfil e posicionamento da empresa “Coca Cola” diante deste novo cenário.
Visando facilitar o entendimento do case, sinalizaremos alguns marcos/fatos que aconteceram desde a criação da página no “Facebook” que servirão como referência para correlacionarmos a matéria estudada.
Nasce em agosto de 2008, mais uma página da marca “Coca Cola” no “Facebook”, criada por uma dupla de fãs, ressaltando que já existiam 150 páginas da marca criadas por fãs.
Esta nova página, diferente das outras existentes na plataforma do “Facebook” era mais profissional, tinha identidade visual e em curto tempo apresentou um crescimento exponencial de acessos. Alertados pelos Executivos do “Facebook”, já que a página violava a regras internas, a “Coca Cola” se viu tomada pelo impasse de tomar ou não uma posição a respeito desta nova mídia, ainda não mapeada.
Com a chegada destes novos canais de comunicação, o consumidor tomou voz ativa, desde então o mercado mudou, as empresas que antes não foram capazes de mapear estas mudanças tiveram que se adaptar ao novo cenário. E mesmo hoje, e cada vez mais, torna-se um cenário mais complexo, nestas plataformas qualquer ação pode tomar proporções gigantescas, podendo elevar uma marca/empresa ou destruí-la. Por isso, a grande importância de mapear os stakeholders e elaborar um plano de comunicação eficaz, considerando a poder destas novas mídias.
Fazendo uma analogia da matéria a esta essa passagem, percebe-se que a “Coca Cola” não estava preparada para lidar com esse “Novo Canal de Comunicação”, onde identificamos claramente uma barreira de conhecimento, em função do distanciamento com o cliente e uma lentidão na reação com as mudanças do mercado.
O mapeamento dos steakholders adequado possibilita que a empresa identifique qual seu público, o tipo de relação e quais expectativas serão geradas, possibilitando identificar a melhor estratégia de aproximação.
...