Gestão do Conhecimento e da Inovação (Fichamento)
Por: Cleiton da Costa Faria Santos • 12/4/2019 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Cleiton da Costa Faria Santos
Trabalho da disciplina GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL
Tutor: Prof. Andrea Quintella Bezerra
Campo Grande - MS
2018
Estudo de Caso de Harvard: (Ascensão e Queda da Nokia)
Referência: Referência: Juan Alcacer, Tarun Khanna, Christine Snively - 716-P06, 21 de fevereiro de 2014.
Texto do Fichamento:
O estudo de caso nos traz uma análise detalhada dos problemas enfrentados pela gigante NOKIA, uma empresa finlandesa do ramo de tecnologia e telecomunicações que liderou o mercado de 1998 a 2013 quando teve sua divisão comprada pela outra gigante Microsoft. Por conta de atuar em vários seguimentos também teve a oportunidade de se tornar a maior fabricante de aparelhos celulares no mundo, no entanto não foi capaz de acompanhar as evoluções tecnológicas neste segmento o que acarretou a perda de sua grande fatia de mercado para outros concorrentes.
Foram vários motivos que impactaram diretamente na queda acelerada da gigante, com destaque para a conduta dos funcionários que ocupavam cargos estratégicos e não deram importância para as evoluções que estavam acontecendo no mundo tecnológico, por conta do seu excesso de confiança, o que os levara a cometer erros nas decisões estratégicas.
A Nokia iniciou as suas atividades ainda no século 19 no ramo de madeiras, papel e celulose. Na década de 1960 tornou-se grande também nos seguimentos de pneus, calçados de borracha, cabos e materiais elétricos, dando origem a NOKIA Corporation. A partir daí ingressou na fabricação de aparelhos de telefone sem fios para serviços de governo, radiofones para carros, computadores e infraestrutura de redes de telefonia. Este avanço inicial ocorreu por conta das alianças estratégicas, que decorreram da fusão com várias empresas finlandesas e gestores competentes que fizeram acontecer.
A era do crescimento da Nokia ocorreu sob gestão do engenheiro Kari Kairamo que ao longo do tempo expandiu os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Kairamo possuía uma postura ousada evoluindo processos tradicionais, a única falha foi não ter analisado o ritmo e a quantidade de aquisições em alinhamento à geração de riqueza para empresa o que posteriormente levou a Nokia alguns prejuízos financeiros.
Os próximos gestores levaram em consideração a necessidade de gerar dinamismo e desenvolvimento de novos produtos na empresa, porém também cometeram muitos erros nas projeções estratégicas para o futuro.
...