Gestao de qualidade
Por: yeil • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 1.073 Visualizações
Coleta de dados
“A coleta de dados na pesquisa experimental é feita mediante a manipulação de certas condições e a observação dos efeitos produzidos” (GIL 2010, p.78).
“Para coleta de dados na pesquisa fenomenológica requer-se o estabelecimento de um clima de receptividade. É importante assegurar a confidencialidade dos dados obtidos e obter permissão para que as entrevista ou depoimentos sejam gravados” (GIL 2010, p.138).
Observação
A observação assume geralmente a forma de observação participante, que se caracteriza pelo contato direto do pesquisador com o fenômeno estudado, com a finalidade de obter informações acerca da realidade vivenciada pelas pessoas em seus próprios contextos. Tem, pois, como pré-requisito sua presença constante no campo, em convívio com os informantes durante algum tempo. Trata-se, portanto, de um processo longo, (GIL 2010, p.129).
Entrevista
Embora a observação participante seja reconhecida como a técnica que mais se identifica com a pesquisa etnográfica, é provável que a maioria dos dados relevante seja obtida mediante diferentes formas de entrevista: estruturada, semi estruturada ou informal, (GIL 2010, p.129).
Elaboração do questionário
A elaboração do questionário consiste basicamente em traduzir os objetivos específicos da pesquisa em itens bem redigidos. Naturalmente, não existem normas rígidas a respeito da elaboração do questionário. Todavia, é possível, com base na experiência dos pesquisadores, definir algumas regras práticas a esse respeito, (GIL 2010, p.105).
Tipo de Delineamento
Esse tipo de delineamento envolve um tratamento experimental a dois ou mais grupos, mas os sujeitos não são designados de forma randômica. um exemplo desse delineamento é o da comparação dos resultados de pacientes tratados em duas instituições, sendo que numa delas utiliza-se uma nova modalidade de cirurgia e na outra uma mais tradicional ”, ( GIL 2010, p.88).
Etapa da pesquisa-ação
O planejamento da pesquisa-ação difere significativamente dos outros tipos de pesquisa já considerados. Não apenas em virtude de sua flexibilidade, mas, sobretudo, porque, além dos aspectos referentes à pesquisa propriamente dita, envolve também a ação dos pesquisadores dos grupos interessados, o que ocorre nos mais diversos momentos da pesquisa. Daí porque se torna difícil apresentar seu planejamento com base em fases ordenadas temporalmente (GIL 2010, p.151).
Que é pesquisa-ação?
A pesquisa-ação vem emergindo como uma metodologia para intervenção, desenvolvimento e mudança no âmbito de grupos, organizações e comunidades. É uma modalidade de pesquisa que não se ajusta ao modelo clássico de pesquisa cientifica, cuja o propósito é o de proporcionar a aquisição de conhecimentos claros, precisos e objetivos. No entanto, vem sendo amplamente incentivada por agências de desenvolvimento, programas de extensão universitária e organizações comunitárias (GIL 2010, p.42).
Que é pesquisa documental?
A pesquisa documental é utilizada em praticamente todas as ciências sociais e constituiu um dos delineamentos mais importantes no campo da Historia e da Economia. Como delineamento, apresenta muito pontos de semelhança com a pesquisa bibliográfica, posto que nas duas modalidades utilizam-se dados já existentes (GIL 2010, p.30).
Que é pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, esta modalidade de pesquisa inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos. Todavia,em virtude d disseminação de novos formatos de informação estas pesquisas passam a incluir outros tipos de fontes, como discos, fitas magnéticas, CDs, bem como o material disponibilizado em Internet (GIL 2010, p.29).
Que é levantamento
As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante analise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados (GIL 2010, p.35).
Segundo Gil (2010, p.36).
Entre as principais vantagens dos levantamentos estão:
Conhecimento direto da realidade:
Economia e rapidez:
Quantificação:
Entre as principais limitações dos levantamentos estão:
Ênfase nos aspectos perceptivos:
Pouca profundidade no estuda da estrutura e dos processos sociais:
Limitação apreensão do processo de mudança
Que é estudo de caso
O estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais, consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamento já considerados (GIL 2010, p.37)
Pesquisa de campo
Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, de descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles, (LAKATOS/MARCONI 2010, p.169).
Metodologia
“A especificação da metodologia da pesquisa é a que abrange maior numero de itens, pois responde, a um só tempo, às questões como?, com quê?, onde?, quanto?, ” ( LAKATOS/MARCONI 2010, p.204).
Pesquisa
Para Ander-Egg (1978: 28), a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de
...