HIV/AIDS no Brasil: Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde
Por: natashalimas • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fichamento de Estudo de Caso
Natasha Lima de Souza
Trabalho da Disciplina: Políticas Públicas,
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso.
Belém - Pa
2018
TEXTO: “HIV/AIDS no Brasil: Provimento de Prevenção em um Sistema Descentralizado de Saúde”.
Inicialmente financiado pelo Governo, o tratamento contra a doença no Brasil se destacava pelos resultados positivos, com exceção de grupos de pessoas mais sujeitas ao risco.
Porém, após alguns anos ocorreu um desnivelamento no orçamento federal para o Sistema de Saúde, onde existiu um foco ambulatorial com um número insuficiente de profissionais comparado à demanda existente.
Foi quando explodiu o vírus da Aids.
O número de infectados pelo vírus subiu muito, foi necessário a criação de métodos para informação/prevenção como ONGs, Programas Governamentais, e projetos também com este fim.
Posteriormente, estados e cidades tinham seus próprios programas contra o vírus HIV, variando os recursos de acordo com o nível financeiro de cada um, porém, houve a necessidade da criação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais pelo Ministério da Saúde.
Com esse Departamento Nacional iniciou-se um célere movimento para atenuar a prevenção. Foi dado início a testes e tratamentos, foco no uso de preservativos, campanhas educacionais, monitoração e avaliação do Programa.
REFERÊNCIA: SIMÃO, Mariângela G. HIV/AIDS no Brasil: provimento de prevenção em um sistema descentralizado de saúde. GHD – 018, 2011.
...