Manufatura Enxuta
Por: danidanidani9 • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
LEAN MANUFACTURING – MANUFATURA ENXUTA
- Combina as vantagens da produção artesanal e em massa
- Padronização com flexibilidade e baixo custo
- Trabalhadores multifuncionais
- Trabalho estimulante “Empowerment”
- Recursos operacionais mínimos
- Alta qualidade
- Alto volume de produção
- Líder no lugar do supervisor que além de coordenar realiza tarefas
- O trabalho em equipe fazia com que cada grupo ficasse responsável por uma parte da linha e também eram responsáveis pela limpeza, pequenos reparos e controle de qualidade
- Estoque para horas
- Parada imediata de todos para solução de algum problema na linha de montagem
A organização enxuta na fábrica
Transferência de responsabilidade e tarefas para os trabalhadores - EMPOWERMENT
Tudo é reconhecido por todos
Equipe dinâmica
Vários meios para abordar desafios
Trabalho manual e mental
[pic 1]
Lean Manufacturing em português, manufatura enxuta, é uma filosofia que teve origem no Japão após a Segunda Guerra Mundial, na TOYOTA. A filosofia vem da necessidade que a empresa tinha de eliminar os desperdícios para se tornar competitiva em relação as empresas automobilísticas americana.
A produção enxuta visa manufatura flexível, estoques baixos, eliminação dos desperdícios existentes nos processos, redução de quebras e falhas, layouts enxutos, identificação e manutenção das atividades que agregam valor ao produto, aproveitamento máximo dos recursos disponíveis como mão de obra, matéria prima, máquinas etc.
Visa também a qualidade – atendimento das necessidades dos clientes exatamente na maneira e tempo em que ele deseja.
Vantagens:
Desvantagens:
Dificuldades para implantação:
INTRODUÇÃO
Quando se obtêm altos volumes de produção, pedido em abundância, pouco se preocupa com os desperdícios que estão ocorrendo ao longo do processo produtivo, sendo que a procura está maior que a oferta e então se pode praticar preços com margens de lucros maiores, e os pequenos problemas são absorvidos e desaparecem perante o grande volume produtivo, porém não deixam de ser custos. Entretanto esses desperdícios ou pequenos problemas começam a ficar evidentes quando se está em um mercado de recessão e concorrência acirrada. Então se da conta dos inúmeros “probleminhas”, sejam eles de informação, movimento, estoque, capacidade ociosa, processamento, espera, defeitos, que se tinham antes, porém devido ao grande volume e lucro não eram atacados o que acabavam inchando o custo final do produto (DENNIS. 2008).
https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/15069/beneficios-da-aplicacao-do-lean-manufacturing-em-empresas-de-sc
...