NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICUTURAIS
Por: Luzia Aquino • 20/6/2020 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
ATIVIDADE 3
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICUTURAIS
Apesar do comércio exterior ser um ambiente dominado pelos grandes, acredito sim, que as empresas de micro e pequeno portes (MPEs) tem capacidade e potencial para ganhar espaço no mercado externo.
O Consórcio de exportação é um sistema criado para viabilizar e tentar facilitar a exportação de micro, pequenas MPEs), com vantagens como a redução de custos de exportação, já que os mesmos são compartilhados entre as participantes do consórcio, ampliação na escala de produção, acúmulo de conhecimento e marketing internacional, absorção de novas tecnologias de produção, acesso mais fácil às entidades de crédito, possibilidade de criação de uma marca forte.
Porém, assim como tem vantagens o consorcio de exportação apresentam desvantagens como, por exemplo, o comportamento individualista e preocupação de que o outro consorciado obtenha mais vantagens durante as atividades, falta de recursos financeiros, mal planejamentos, falta de profissionalismo dos gerenciadores do consórcio, entre outros.
O CECIEx fundada em 2006 é responsável por representar e defender interesses das empresas Importadoras e Exportadoras, prestando serviços no comércio exterior, trazendo muitos benefícios para as empresas, como: descontos em participação de eventos nacionais e internacionais; anúncios institucionais; participação de reuniões setoriais.
Os consórcios de exportação são alternativas viáveis para MPEs, sendo que precisa avaliar todas as características, vantagens e desvantagens na tomada de decisão, já que algumas regiões não são favoráveis para esse ramo de atividade, deixando de lado o individualismo e a competitividade dentro dos consórcios. Também é necessário estudar e ter uma visão ampla do público alvo, do que se pretende com a oferta do produto, e sobretudo a cultura dos países, para que os resultados objetivados sejam positivos e não se tornem um fracasso nos negócios.
...