O CONTROLE E O GERENCIAMENTO DA ROTINA DE TRABALHO NA BUSCA PELA QUALIDADE EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Por: Ingrid Senna • 18/8/2018 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Coordenação de Educação à distância – Cead UFF
Aluno: Ingrid Luciano Senna Corrêa
Curso: Gestão em Administração Púbica
Polo: Petrópolis
AD2 – Cultura e Mudança Organizacional
Leia o artigo “O CONTROLE E O GERENCIAMENTO DA ROTINA DE TRABALHO NA BUSCA PELA QUALIDADE EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS” dos autores Vera Beatriz Leal Abreu Fernando do Nascimento Lock (disponível em https://periodicos.ufsm.br/contabilidade/article/download/5982/3569). Como base no material citado e na apostila de estudo, responda as perguntas a seguir:
Questão 1 (Valor 5 pontos). Em uma organização públicas duas dimensões de gestão podem ser exemplificadas como:
a) Gestão baseada na rotina, que são ações gerenciais tendentes à realização de um diagnóstico de necessidades prioritárias, por exemplo, na área de saúde, e a subsequente elaboração de uma política pública e a Gestão baseada na mudança, que são atividades sistemáticas de gestão na área de pessoal, tais como remuneração, registros funcionais, expedição de documentos.
b) Gestão baseada na rotina, que são atividades sistemáticas de gestão na área de pessoal, tais como remuneração, registros funcionais, expedição de documentos, e a Gestão baseada na mudança, que são ações gerenciais tendentes à realização de um diagnóstico de necessidades prioritárias, por exemplo, na área de saúde, e a subsequente elaboração de uma política pública.
c) Gestão baseada na atividade, que são regras sistemáticas de gestão na área de pessoal, tais como remuneração, registros funcionais, expedição de documentos, e a Gestão baseada na demanda, que são ações gerenciais tendentes à realização de um diagnóstico de necessidades prioritárias, por exemplo, na área de saúde, e a subsequente elaboração de uma política pública.
d) Gestão baseada na demanda, que são atividades sistemáticas de gestão na área de pessoal, tais como remuneração, registros funcionais, expedição de documentos, e a Gestão baseada na mudança, que são ações gerenciais tendentes à realização de um diagnóstico de necessidades prioritárias, por exemplo, na área de saúde, e a subsequente elaboração de uma política pública.
Questão 2 (Valor 5 pontos). O que se entende como controle interno na Administração Pública?
Conforme concepção de Almeida (1996, p.50) “o controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com objetivo de proteger os ativos, produzir dados confiáveis e ajudar a administração na condução dos negócios da empresa”. Na Administração Pública o controle interno além de prestar um bom serviço e/ou produto ao contribuinte/cidadão também se presta para repudiar gastos excessivos protegendo o erário do desperdício de capital humano e financeiro.
Para Silva (2006), a fundamentação do Controle Interno na Administração Pública está no artigo 76 da Lei 4.320/64, que estabelece os tipos de controle da execução
...