O Conceitue política de Treinamento
Por: daianemedeiros • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 190 Visualizações
01. Caracterize e conceitue política de Treinamento; Qual sua importância para organização?
É Caracterizada em obtenções de resultados através do treinamento com eficiência , alguns destes bons resultados são: mudanças de comportamento; retorno sobre os investimentos com a mão de obra; clima organizacional elevado; forte cultura organizacional; desenvolvimento de habilidades e competências e diferencial competitivo. As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos.O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mudanças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até em dias.O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.
As empresas têm o papel de elaborar práticas esporádicas de treinamento. Elas devem criar condições estruturais, políticas efetivas de treinamento e torná-lo uma prática cultural, além de criar condições para que as pessoas possam ser treinadas sistematicamente assim que surgirem as necessidades. Devem fazer isso de forma sistemática e acreditada, caso não queiram comer a poeira deixada pela concorrência.
A empresa tende a se tornar mais eficiente. Dessa forma, as vantagens competitivas ficam mais evidentes, e obtêm-se significativos aperfeiçoamentos no desempenho dos processos e das equipes de trabalho. O impacto dessa melhora transparece, imediatamente, nos níveis de satisfação dos clientes. Essa era é considerada a era do conhecimento. Busca identificar os objetivos e as necessidades da empresa e contribuir para a melhor capacitação dos empregados, visando a um aumento moral, de eficiência, de eficácia, de maior produtividade, melhoria do ambiente de trabalho e da própria empresa. É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.
02. Qual a diferença entre Desenvolvimento e Treinamento de Pessoas? Argumente suas respostas;
As organizações passaram a entender que as pessoas possuem seus próprios objetivos e motivações pessoais, e esses devem ser compreendidos para juntos alcançarem os objetivos gerais da empresa. As pessoas são submetidas a todo o momento pelos resultados apresentados. Assim um bom treinamento e um bom desenvolvimento é um meio de reter os talentos e também uma forma de os líderes e liderados discutirem novas possibilidades e ferramentas para maximizar os resultados que na verdade é que os interessa.
O Desenvolvimento de pessoas é o Processo de crescimento integral do homem; a expansão de sua competência de utilizar totalmente as suas capacidades e aplicar sua competência para a solução ou resolução de novas e diferentes situações. Tem como objetivos suprir competências específicas para o desempenho de tarefas futuras, num processo de crescimento contínuo
O Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais, e Administração de desenvolvimento de processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.
Assim, são distintas as características do treinamento e desenvolvimento pois são constituídas de distintos níveis de aprendizagem, porém ambos focalizados e canalizados na transformação e melhoramento contínuo dos colaboradores ou gestores, trazendo então um beneficiamento tanto na organização perante a concorrência, quanto na capacitação de desenvolver os cargos nos ambientes internos. Por tanto estas duas políticas usam etapas de aprendizagem distintas uma da outra.
03. Liste e caracterize as etapas de um Treinamento;
- levantamento das necessidades de treinamento: é a etapa de identificação ou a fase do diagnóstico das necessidade de treinamento na empresa. Esse levantamento é feito pela assessoria de RH interna ou externa, junto com os gerentes de cada área, para a realização do planejamento dos treinamentos.
– planejamento de treinamento: é o processo de estabelecer os objetivos de cada treinamento, as necessidades, os recursos, o público-alvo e o espaço, para que o treinamento aconteça. O planejamento de treinamento deve contemplar as necessidades de toda organização.
– execução ou organização do treinamento: é a atividade administrativa que consiste em reunir os recursos humanos, materiais, financeiros, estruturais, para a realização do treinamento. Geralmente é providenciado pelo analista de Treinamento. Quando não há esse cargo na empresa, essa atividade é desenvolvida pelo RH e seus auxiliares ou por qualquer outra pessoa interessada em treinar o seu colaborador.
– avaliação do treinamento: todo trabalho deve ser avaliado. Mediante a apreciação do treinamento realizado pelos gerentes (linhas), pelos participantes (empregados) é possível identificar a eficácia do treinamento desenvolvido. É preciso também mensurar se os resultados pretendidos pelo treinamento foram alcançados
04. Na aula 03, há um modelo de plano de treinamento para cargo de Gerencia de uma empresa qualquer. Você deverá exercitar a confecção de um plano de treinamento, seguindo o exemplo que está na aula, porém, adaptando-o para o cargo de RECEPCIONISTA de um Resort no litoral do nordeste. Fique a vontade para utilizar da criatividade.
Obs. Os itens que estão
...