O ESTUDO DE CASO NATURA X AVON
Por: Lucas Lima • 4/5/2020 • Relatório de pesquisa • 381 Palavras (2 Páginas) • 539 Visualizações
Após análise nós do Grupo 1, podemos concluir que a Análise Estrutural da Indústria é a análise do ambiente de concorrencia, visando adiquirir resultados mais específicos para cada setor de atividade da emresa. Para analisar a aquisição da empresa Avon por parte do Grupo Natura foi utilizado o metodo de análise das 5 Forças de Potter (Rivalidade entre concorrentes, Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos clientes, Ameaça de novos concorrentes, Ameaça de novos produtos ou serviços), este método pode ajudar a empresa a elaborar uma estratégia única e muito eficiente da análise do ambiente externo e interno, que vai propiciar a empresa uma visão holística do mercado.
PODER DE BARGANHA DOS CONSUMIDORES
Os consumidores permanecem realizando as compras individualmente, o produto representa apenas uma pequena parte dos custos do comprador, O consumidor de modo geral é muito mais sensível ao preço, sendo assim podemos concluir que os consumidores tem um alto porder de barganha.
PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES
Pelo porte gigantesco que a Natura possui a empresa adquire produtos/ materias primas em quantidades muito grandes de seus fornecedores, assim como a Avon, entregas rápidas e eficazes, melhores preços e uma administração do estoque com maior qualidade, podemos concluir que o poder de barganha de ambas as empresas junto aos fornecedores é muito alto.
AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
Com a aquisição da Avon podemos dizer que a o potencial de negócio em relação a fatia de mercado aumenta muito. A Avon sempre destianda a pessoas de menor poder aquisitivo e a Natura numa linha diferente construindo seu produtos/marca em volta de um publico com um poder aquisitivo maior. Após a compra podemos afirmar que a empresa ganha maior volume de vendas em fátias de mercado bem diferentes.
AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
Nesta etapa podemos ver um dos pontos mais importantes e complicados, podemos observar a os formas de competitividade para os negócios. Ghemawat (2000) destaca que a entrada de novos concorentes na área industrial significaria uma efeito imediato, os clientes poderiam buscar produtos desses novos concorrentes oque pode diminuir o percentual da empresa no mercado.
GRAU DE RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS
Conforme o relátório o relatório do ano de 2014 a Natura, os principais concorentes no quesito de vendas diretas são Boticário (faz districuição nas lojas de cosméticos além de distribuir nas lojas de sua própia marca.
...