O Marketing Myopia
Por: Sisdelmar • 13/9/2017 • Resenha • 475 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Resumo do artigo “Marketing Myopia”
O autor Theodore Levitt nos apresenta no artigo “Marketing Myopia” as dificuldades que as empresas enfrentam ao focarem seus esforços apenas em seus produtos e não em seus clientes e mercado. Isso é justamente o que ele intitula como miopia de marketing. Ao focarem apenas em seu produtos, as organizações não enxergam as reais necessidades do mercado e de seus clientes.
O autor apresenta exemplos de empresas que aplicaram a miopia de marketing como as empresas ferroviárias e a famosa empresa do cinema Hollywood. Porém, apresenta também exemplos de organizações que destinaram atenção a seus clientes e conseguiram se expandir mesmo quando as oportunidades pareciam não existirem mais; as empresas E. I. DuPont de Nemours Company e Corning Glass Works, que trabalham com nylon e vidro, são dotadas de capacidade técnica indiscutível mas também se mantêm muito atentas às necessidades de seus clientes.
Levitt menciona que empresas que encontram-se em situações de cenário ameaçador, desacelerado ou estagnado devem isso a falhas administrativas e não à saturação do mercado em si. As falhas mencionadas podem ocorrer por diversos motivos porém o autor se refere principalmente à falha do administrador por não conhecer bem seu negócio, não destinando a devida atenção às reais necessidades de seus clientes, ou seja, tornando-se míope ao enxergar apenas o seu produto. Segundo ao autor, esta seria a maior causa do declínio de muito setores industriais. Tal cenário é intitulado como “ciclo auto-ilusório”, e pode ser representado por 4 condições:
- Acreditar que o crescimento e baseado em uma população em expansão;
- Acreditar que não existe um substituto competitivo para o seu produto;
- Excesso de confiança na produção em massa e nas vantagens do declínio dos custos pela produção em série;
- A preocupação com um produto que seja destinado a experimentação científica controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de produção.
Um exemplo de fácil visualização de empresas que se encontram no ciclo auto-ilusório são indústrias petrolíferas, uma vez que acreditam que não haverá um produto substituto competitivo à gasolina. Por diversas vezes elas já sofreram e conseguiram se reerguer mas não aprenderam com seus erros, apresentando uma visão míope na qual acreditam que seu produto é indispensável ao mundo moderno.
Levitt e demais autores reforçam que se uma organização possuir visão restrita de negócios, acreditando não existir produto concorrente que a possa substituir, esta estará fadada a um futuro cruel com declínio ou extinção.
As empresas precisam entender que não são apenas produtoras de bens e serviços e sim que precisam despertar no cliente a necessidade de negociar com ela.
Através da leitura do artigo é possível se compreender bem o conceito de “miopia de marketing” através de exemplos práticos de organizações que não destinaram a devida atenção no entendimento do mercado e na satisfação de seus clientes.
Referência Bibliográfica:
LEVITT, T. Marketing Myopia. Harvard Bussiness Review.
...