O PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Babi Braga • 18/4/2018 • Resenha • 688 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]
DISCIPLINA: GEP367- PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. |
1: O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Intitulamos processo de planejamento o que se relaciona a um método em que se é capaz de manter um vinculo administrativo almejando o futuro, isso é, um procedimento que pretende tomar providencias precedentes de determinada dificuldade imediata futura.
Em virtude da ausência de planejamento efetivo, várias empresas mundialmente fracassam e fecham as portas. É necessário fazer um levantamento, fazer uma análise em longo prazo, avaliar as oportunidades, rever desafios e concorrências no mercado, estar capacitado para encarar, esses são tópicos que precisam ser observados para que a sua ideia seja bem-sucedida.
O método de planejamento atua com técnicas e uma sistemática, onde é formado por alguns estágios fundamentais: o ponto de alcance ou a formação de conhecimentos, no segundo ponto, é o momento da pesquisa dos conhecimentos atingidos, no terceiro ponto temos a estruturação e elaboração do projeto.
O método de planejamento tem como foco contribuir na idealização de um projeto ou metas que o administrador pretende alcançar, esse método é indispensável uma vez que consegue alcançar estudos de melhorias, que é um dos fatores mais importantes. Conceitua-se plano de ação ou Plano de Atividades a maneira mais eficaz para o planejamento, organização e acompanhamento de atividades. Compreendemos que se trata de uma forma documentada utilizada para planejar as ações precisas para alcançar um resultado esperado ou até para diagnosticar e resolver problemas imediatos. Esse plano na maioria das vezes é formado com uma planilha (eletrônica ou mesmo de papel), com os seguintes conteúdos: informações como um objetivo, ações e responsáveis com suas respectivas datas para entrega.
Uma vez que alguma empresa, decide elaborar, aplicar e estruturar a organização através de planejamento, existe a possiblidade de encarar algumas dificuldades e desafios, entre eles: o primeiro é a execução da estratégia corporativa; em seguida a delegação de tarefas; a terceira é a cooperação dos profissionais, que em muitos casos acham desnecessários e não colaboram. Um dos passos essenciais para superar e compreender essas dificuldades e desafios é aceitar os métodos do planejamento para formatação e execução.
2: DIFERENÇAS ENTRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E O PLANEJAMENTO NORMATIVO TRADICIONAL?
Foram através da CEPAL e outros órgãos, na década de 50, a criação dos métodos comuns de planejamento.
Tem como base alguns conceitos: a primeira é que o futuro é projetado a partir de um diagnóstico do passado ou seja o plano assume implicitamente que a trajetória passada se repetirá no futuro, com poucas mudanças; em segundo o objeto do plano é estático: pressupõe-se que quem elabora o plano tem todos os poderes para atuar sobre o objeto do plano. Que é considerado passivo; por fim há uma separação entre a equipe de planejamento e a de execução, no momento da ação, o plano acaba sendo esquecido ou abandonado. Uma vez que não é capaz de disponibilizar informações mais seguras ou se torna desatualizado no começo da ação e o administrador atravessa inesperáveis e inevitáveis improvisações. Essas particularidades fazem com que o planejamento tradicional torne menos capaz e eficiente para diagnosticar e resolver as dificuldades mais complexas.
...