O SERVIÇO BIBLIOTECONÔMICO NO ENSINO A DISTÂNCIA
Por: Raquel6323 • 5/4/2018 • Trabalho acadêmico • 6.671 Palavras (27 Páginas) • 110 Visualizações
RESUMO
A Educação a Distância vem crescendo nas universidades tanto públicas, quanto privadas de forma acelerada e tem sido discutida no cenário acadêmico em função da necessidade de atender aos seus alunos de forma adequada e eficaz, possibilitando o acesso à educação e à formação continuada. Esta preocupação assola também aos bibliotecários, que necessita adaptar-se a essa nova realidade de usuários e atender esse aluno com perfil diferenciado. Neste sentido houve a necessidade de adequar os produtos e serviços da biblioteca universitária a fim de atender o aluno remoto com a mesma eficiência de atendimento que os alunos presenciais. Inicialmente os bibliotecários relutaram em procurar a devida atualização tecnológica, atualmente esta questão é corriqueira no ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Ensino à Distância. Serviço de Referência. Bibliotecas Universitária.
LISTA DE ABREVIATURAS
EaD Ensino de Educação a Distância
IES Instituição de Ensino a Distância
MEC Ministério da Educação
SEED Secretaria de Educação a Distância
CETEB Centro de Ensino Técnico de Brasília
AEEC Associação Europeia das Escolas por Correspondência
BU – Biblioteca Universitária
IUB – Instituto Universal Brasileiro
ABT – Associação Brasileira de Tele-Educação
SR – Serviço de Referência
CCN - Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 09
1 EaD 10
1.1 Conceitos 10
1.2 Histórico do EaD no mundo 12
1.3 Histórico do EaD no Brasil 13
1.4 Biblioteca Digital 17
2 O PAPEL DA BIBLIOTECA NO EaD 21
2.1 O papel do bibliotecário no EaD 23
3 O SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 24
3.1 O Serviço de Referência no EaD 25
CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO
A Educação a Distância vem crescendo nas universidades tanto públicas, quanto privadas de forma acelerada e tem sido discutida no cenário acadêmico em função da necessidade de atender aos seus alunos de forma adequada e eficaz, possibilitando o acesso à educação e à formação continuada. Esta preocupação assola também as bibliotecas, que necessita adaptar-se a essa nova realidade de usuários e atender esse aluno com perfil diferenciado.
Os profissionais de biblioteconomia precisam repensar os produtos e serviços voltado ao usuário remoto e que possibilite atender a uma maior quantidade de alunos, ampliando as fontes de informatização, com a agilidade que o EaD requer.
Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é relatar os diferentes tipos de produtos e serviços que as bibliotecas podem oferecer aos usuários do ensino
a distância, visto que o contato com eles é semi-presencial e este tipo de ensino é recente no Brasil, portanto há bibliotecas despreparadas neste assunto. E o objetivo específico é saber se as bibliotecas oferecem serviços adequados aos usuários do EaD.
Como metodologia do presente trabalho optou-se inicialmente pela pesquisa bibliográfica utilizando informações científicas em livros, periódicos, bases de dados e outras fontes bibliográficas consideradas idôneas. A pesquisa bibliográfica de acordo com Marconi e Lakatos (2006),é:
[...] um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. O estudo da literatura pertinente pode ajudar a planificação do trabalho, evitar publicações e certos erros, e representa uma fonte indispensável de informações, podendo até orientar as indagações.
No primeiro capítulo, enfatiza-se sucintamente a Educação a Distância, seus conceitos, vantagens, características, além do histórico do EaD no mundo e no Brasil.
No segundo capítulo, aborda-se o papel da biblioteca no EaD, a importância da biblioteca, seus produtos e serviços diferenciados, a fim de atender os usuários de forma imediata e com qualidade.
1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EaD
Ao pesquisar sobre o EaD percebeu-se que há nomenclaturas diferentes, dentre elas encontrou-se: Educação a distância, Ensino a distância e Aprendizagem a distância, neste sentido optou-se por utilizar Ensino a distância no presente estudo.
Acredita-se que para um melhor entendimento deste estudo é necessário conhecer o conceito de EaD, características, além do histórico e a regulamentação do EaD no Brasil, assuntos relevantes para uma melhor compreensão sobre o Ensino a Distância, sendo assim, elucida-se no próximo item os assuntos mencionados com ênfase na literatura localizada.
1.1 Conceitos
O Ensino à distância ou EaD como popularmente é conhecido é um sistema de comunicação por meio da tecnologia que não necessita de contato pessoal entre professor e aluno, no qual possibilita a aprendizagem independente e flexível dos alunos (GARCIA, 1995).
Para complementar este relato, o autor Damásio (2008, p. 78) menciona que o EaD é:
um sistema de ensino-aprendizagem independente e separado espacial, geográfica e/ou temporalmente do local
...