O problema econômico e a desigualdade social do Brasil
Por: Monique Magalhães • 10/6/2017 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
O problema econômico e a desigualdade social do Brasil
A pobreza e a desigualdade social são problemas sociais que afetam muitos países, sejam países pobres ou ricos. A desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos como no Brasil. Há anos, o país enfrenta sérios problemas econômicos e sociais, que apesar das mudanças na política brasileira, não se percebe grandes melhoras.
Os atos de corrupção praticados pelos políticos são considerados além de crime, um problema social, por afetar diretamente a população brasileira. Esse dinheiro, que deveria ser investido na construção de casas populares, no saneamento básico, em educação, na melhoria de hospitais públicos e nos transportes, é transferido para a conta bancária de políticos prejudicando principalmente a população mais pobre do país, que fica cada vez mais pobre, piorando ainda mais a desigualdade econômica.
Piorando as situações econômicas e sociais, muitas famílias pobres, sem estímulos, deixam de frequentar as escolas logo nos anos iniciais. Abandonam a escola para trabalhar e ajudar no sustento da casa, o que no futuro dificultará a sua permanecia ou a oportunidade de um emprego melhor no mercado de trabalho. Para sobreviver, grande parte dos desempregados faz “bicos” que rendem pouco dinheiro e fazem com que a famílias caia em situações precárias de moradia, alimentação e saúde.
A sociedade brasileira percebe que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.
Acredita-se que para melhorar esta situação é necessário fazer mais pela saúde, saneamento, educação e a criação de novos empregos, porém, o país está longe de conseguir resolvê-los. Enquanto isso, muitos tentam manter a esperança de que o governo irá criar uma forma de conseguir ajudar e melhorar a vida dos mais necessitados.
...