PLANO DE GESTÃO ESCOLAR
Por: jerrynunes • 26/11/2020 • Ensaio • 4.179 Palavras (17 Páginas) • 403 Visualizações
[pic 1]
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS
SECRETARIA MUNICICPAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR E MELHORIAS DA UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES NO QUADRIENIO 2021- 2024.
EPAMENONDAS DE ARAÚJO ABREU
JERRY NUNES MACEDO
MARIANÓPOLIS, PEDREIRAS – MA
2020
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO.......................................................................................................3
2 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO ....................................................4
2.1 Apresentação ........................................................................................................4
3 OBJETIVO GERAL ...................................................................................................7
4 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA E COMUNIDADE.......................................................8
4.1 Dimensão pedagógica .........................................................................................10
4.2 Dimensão administrativa .................................................................................... 12
4.3 Dimensão financeira........................................................................................... 13
3.4 Dimensão pessoal .............................................................................................. 14
5 METAS .................................................................................................................. 15
6 PLANO DE AÇÕES: .............................................................................................. 16
7 AVALIAÇÃO DO PLANO ....................................................................................... 19
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 20
9 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 21
1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
a) Dados da Escola
UNIDADE DE ENSINO ELIAS RODRIGUES
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
MARIANÓPOLIS, PEDREIRAS - MARANHÃO
CEP: 65725-000
EMAIL: g.e.elias.rodrigues@gmail.com
b) ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
∙ Modalidades de ensino ofertadas
A escola oferta a Educação Infantil o Ensino Fundamental de 9 anos nos períodos matutino e vespertino, sendo as seguintes turmas: No Matutino, creche, maternal I e II, 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano; no vespertino, 5º ano, 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano, totalizando 214 alunos. Conta o programa Mais Alfabetização nas turmas de 1º e 2º anos matutino e o Programa Novo Mais Educação nos períodos matutino e vespertino que atinge os alunos de 3º ao 9º ano dividido em 03 turmas matutino e 02 turmas vespertino
.
∙ Horário de Funcionamento
A escola atende no período matutino, iniciando as 7:15 e término 11:40. O funcionamento do período vespertino inicia as 13:15 com término as 17:40.
2. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO
2.1 Apresentação da Escola, revelando suas principais características
a) Histórico
Marianópolis é uma comunidade que existe há mais de 100 anos, localizada as proximidades do rio Flores, posição de fronteira nas zonas em que limita o Alto Mearim e o Médio Mearim. Neste ponto, o rio descreve uma curva acentuada a leste, ponto que propicia a conexão as populações do médio e alto sertão.
No início do século XX, uma comerciante de nome Dir, sediada em Barra do Corda, proprietária de várias embarcações a vapor, montou varias casas de comércios o longo do Rio Mearim e estabeleceu uma dessas casas nesse porto a foz do Rio Flores que se chamava sucurijú. A localização era estratégica, tanto que as vilas que usavam o porto hoje são cidades: Santo Antônio dos Lopes, São José dos Brasílios, Mata do Nascimento (hoje Dom Pedro), curador (hoje Presidente Dutra) e São José das Canas (hoje Joselandia).
O senhor Elias Rodrigues era um pernambucano, foi o gerente fundador da casa de comercio do referido porto Sucuriju, nas primeiras décadas do século XX. A movimentação era muito grande e foi importante para o desenvolvimento da cidade.
Em 30 de junho de 1929, o senhor Elias Rodrigues Nepomuceno assumiu o cargo de agente postal telegráfico dos correios. O porto e sua vida adquiriram importância na região, foi então que seu fundador, Elias Rodrigues, mudou o nome de Porto Sucuriju para o nome de Marianópolis, em homenagem a Mariano Lisboa, intendente de Pedreiras.
Em 1935, a cia Cotoniére Brasil LTDA estabelece usinas e armazéns de compra e beneficiamento de algodão ao longo do Rio Mearim. Com a concorrência de uma empresa gigante no ramo, a pequena casa de comercio que o senhor Elias Rodrigues gerenciava faliu e, em 1939, as instalações foram vendidas para Lages e Cia, que investiu no setor e durante muitos anos houve crescimento, a instalação de uma loja de varejos e atacados, uma usina de beneficiamento de algodão. Fizeram-se necessários muitos funcionários vindos da capital do Estado São Luís, da cidade de Bacabal e de Pedreiras. Surgiu então a necessidade de uma escola para os filhos dessas famílias, o gerente e dono Lauro Lages, mandou construir, em 1949, um prédio para os funcionários e uma escola para os filhos dos funcionários e moradores que residiam na região. Em homenagem ao fundador de Marianópolis deu-lhe o nome de “Grupo Escolar Elias Rodrigues”. Até 1962, o colégio funcionou privativo da empresa, nesse mesmo ano, a Arquidiocese do Maranhão comprou a Cia Lages. De 1962 a 1976, o colégio funcionou como propriedade da colônia agrícola.
Em 1976, o então Prefeito Municipal de Pedreiras, Josenil Bezerra do Nascimento, comprou as terras da Vila Marianópolis juntamente com o Grupo Escolar Elias Rodrigues que a partir dessa data, tornou-se patrimônio público municipal e foi implantado o Ensino fundamental de 1ª a 4ª serie.
No ano de 1998, no dia 18 de maio, foi implantado na gestão do prefeito Edmilson de Alencar Filho o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. A partir do ano de 2005, na gestão do prefeito Lenoilson Passos, foi implantado o Ensino Médio na comunidade de Marianópolis por meio de anexos com outras escolas da sede do município.
...