POLÍTICAS PUBLICAAS E SOCIEDADE
Por: Fábio William C. Silva • 3/9/2017 • Exam • 926 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Á DISTÂNCIA
DISCIPLINA: POLÍCAS PUBLICAS E SOCIEDADE
[pic 3]
[pic 4]
I – Unidade 1
1. Como você entendeu o Contratualismo e porque ele é tido como o fim do estado natural e o início do estado social e político? E o que levou a esta passagem (do estado natural para o estado social, sob o domínio de Estado)?
R: O fundamento do Estado em um pacto ou contrato voluntário e aceito pela maioria dos indivíduos, assinalando o fim do estado natural e o início do estado social e político. Uma vez que entendendo que o ser humano é livre e vivem como lhes convém e por natureza selvagens e violentos, precisando de um Estado forte para tutelá-lo. Podendo ser explicado sob os enfoques antropológico, filosófico e político. Os seres humanos em seu estado natural são livres e iguais, e o estado foi criado para proteger e ampliar tais liberdades, sendo assim esta passagem de estado natural para o estado social, sob o domínio do Estado se deu por Segurança.
2. Exemplifique uma relação onde está presente o poder social como descrito por Stoppino (1983).
R: Da mesma forma que o poder do médico diz respeito à saúde, o poder social além de apresentar a relação entre a pessoa ou o grupo que o detém, ou o grupo que ele está sujeito, também determina a esfera de atividade a qual o poder se refere ou a esfera do poder. Exemplo: O médico, o paciente na área cirúrgica; o médico, grupo de pacientes em uma pesquisa ou em palestras educativas;...
3. No cenário atual dê exemplos de uma autoridade carismática, outra tradicional e uma última racional-legal e faça a devida justificativa de cada uma delas!
R: Autoridade carismática – Não é racional e é uma habilidade individual e peculiar de cada um, possui a capacidade de convencer e de impressionar por seus atos e palavras. Ex. Papa Francisco.
Autoridade Tradicional – Já essa autoridade vem de costumes, crenças e tradições, também não é racional e pode ser transmitida por herança, bem como é extremamente conservadora. Seus súditos obedecem por força do costume ou por lhes atribuírem uma inspiração divina. Ex. Rainha Elizabeth II.
Autoridade Racional-Legal – Se fundamenta em regras, que definem expressamente o que é permitido ou proibido. É legitimada por Leis, normas e regulamentos. Ex. Juiz Sergio Moro.
4. O que você entendeu sobre o Marxismo e como este, através do método marxista explica o movimento da história?
R: O Marxismo é uma corrente do pensamento onde suas ideias foram desenvolvidas através de Karl Marx e que pretende explicar cientificamente o capitalismo, faz uma contundente e profunda crítica a sociedade e a economia capitalista. E para o Marxismo a luta de classes, que a conduziria a um determinado desfecho. De acordo com essa concepção, o movimento da história não seria aleatório ou indeterminado, nem tampouco contínuo, mas se desenvolveria por meio de contradições, isto é, dialeticamente com as relações de produção da riqueza social. É por isso que o método por meio do qual Marx iria interpretar e explicar o movimento da história seria chamado por ele de materialismo dialético.
...