PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: augustoaccf • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 913 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE TRÊS RIOS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
[pic 4]
Disciplina: Gestão da Qualidade no Setor Público
Nome da Atividade: AD1 A
Nome do aluno: Augusto Cesar Cardoso Ferreira
Pólo: _Três Rios____ Matrícula: _13113110249
1. A administração pública admite uma série de conceitos, baseados na concepção dos mais diversos estudiosos do tema, porém basicamente e de forma sucinta, podemos definir como um conjunto de atividades do Estado no intuito de assegurar os interesses da sociedade, sendo esta a função conhecida como administrativa do Estado, como já dito, seu maior objetivo é o interesse público, seguindo determinados princípios, estes constitucionais. Já serviço público é aquele cujas atividades, são prestadas pelos agentes da máquina Pública e o setor Público corresponde a formalização em esfera da divisão e correspondência abrangente da Administração responsável pela produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos. A administração Pública designa a estrutura, ou seja, o corpo formado pelas diversas instituições tem um sentido físico de existência e denominação de estrutura, já o serviço possui conteúdo relevante, significado econômico e setor Público registra a parcela formada pela administração direta, esta parcela responsável pela garantia do bem estar da sociedade.
2. O parágrafo 3º do artigo 37 da Constituição Federal (emenda 19) introduz o disciplinamento da participação do usuário no controle dos serviços públicos, especialmente quanto à qualidade dos serviços, avaliação e manutenção deles, de fato isso é uma tendência não só no Brasil, mas no mundo inteiro onde tais pensamentos decorrem das ideias de gestão adotadas no setor privado. Poderíamos citar como exemplo, os mais diversos investimentos e mudanças no atendimento ao Público, e este fato principalmente é sentido na presença da informatização dos mesmo, serviços como: Imposto de renda, emissão de boletos para pagamento de encargos público e outros, mostram a preocupação do governo em qualidade de atendimento e economia, pois tais investimento geram e agregam retorno econômico.
3. Sim, a implantação de sistemas de gerenciamento da qualidade tem sido uma temática e objetivo do setor público, tanto que temos o Programa Nacional de Gestão Pública (GESPÚBLICA), que foi instituído pelo Decreto n. 5.378/2005 e propõe-se a melhorar os produtos, isto é, os resultados do setor público. O que espera--se é a que a organização produza melhores produtos e promova melhoramentos contínuos, extensivamente ao processo de produção. Melhores índices de produtividade e de qualidade, menores custos de produção, o alcance de metas e melhor aproveitamento dos recursos são resultados esperados e, ao final, a satisfação do cliente certamente será incrementada. Um exemplo de melhoria seria diminuir o tempo de atendimento em um posto de saúde, menor tempo por exemplo, na entrega de uma identidade, maior agilidade em julgamento de processo diversos.
...