PROTAGONISMO FEMININO NA GESTÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE EM ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Por: fabi__anaf • 12/12/2022 • Projeto de pesquisa • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - IFPI
CAMPUS SAO JOÃO DO PIAUI
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRACAO
FABIANA DE SOUSA FERREIRA
MARCELA RODRIGUES GOMES
MAYARA MACÊDO ARAÚJO
MILENA NAYLA MACÊDO ARAÚJO SAMADE BARROSO DE FRANÇA
PROTAGONISMO FEMININO NA GESTÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE EM
ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
SAO JOÃO (PI),
2022
FABIANA DE SOUSA FERREIRA
MARCELA RODRIGUES GOMES
MAYARA MACÊDO ARAÚJO
MILENA NAYLA MACÊDO ARAÚJO SAMADE BARROSO DE FRANÇA
PROTAGONISMO FEMININO NA GESTÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE EM
ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ
Projeto apresentado ao Curso de Administração do Instituto Federal do Piauí - IFPI, Campus São Joao, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Projeto Integrador (I, III, V ou VII).
Orientador (a): Prof. Esp. Romário Silva Ribeiro.
SAO JOÃO (PI),
2022
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. REVISÃO DE LITERATURA 6
3. PROPOSTA DE OFICINA 8
4. CRONOGRAMA DA OFICINA 10
5. AVALIAÇÃO 11
6. RESULTADOS ALCANÇADOS 12
REFERENCIAS 13
APÊNDICE A – BANNER DE DIVULGAÇÃO DA OFICINA 15
APÊNDICE B – QUANTITATIVO DOS(AS) GESTORES(AS) 16
INTRODUÇÃO
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e complexo, é necessário que as instituições tenham a frente de sua empresa gestores que estejam atentos e ligados às mudanças. Nesse sentido as mulheres vêm se destacando, pois as mesmas têm habilidades naturais de comunicação e negociação, para Loden (1988) as mulheres tem benefícios ao atuar na liderança, pois de fato elas já possuem habilidades essenciais para uma excelente gestão. Porém, as empresas estão em busca de pessoas, ou seja, gestores que estejam dispostos a executar atividades no setor financeiro como também atentos a gestão de seus colaboradores, o líder tem que obter conhecimentos e flexibilidade para resolver e explorar quaisquer assuntos. De acordo com Tonani (2011) mais do que competências profissionais o líder tem que possuir simpatia e habilidades afetivas com seus funcionários, visto que uma organização é formada por pessoas e não apenas de bens físicos.
Com esse cenário de inovação nas escolhas de seus gestores, o protagonismo feminino vem se desenvolvendo a cada dia, com isso as mulheres estão ocupando espaços profissionais que só eram vistos pelos homens. Diferente do sexo oposto a mulher tem atributos e habilidades emocionais diferenciadas, “A executiva brasileira se mostra significativa indiferente ao poder, ela não quer mandar como o homem, quer ter a capacidade de influenciar as pessoas, [...]” (COHEN,2009, p.45).
Apesar da desigualdade de gênero ainda ser uma barreira para a igualdade social, as mulheres estão cada vez mais se destacando no mercado trabalhista. Isso não poderia ser diferente na gestão escolar, de acordo com os dados do censo Escolar Da Educação Básica 2019, das 180,6 mil instituições de ensino brasileira, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino. Devido a esse destaque, faz-se necessário uma pesquisa sobre: “Protagonismo feminino na gestão acadêmica, uma análise nas escolas do município de São João do
Piauí”. Trazendo consigo o problema de estudo: “Qual é o quantitativo de participação feminina na gestão das escolas públicas e privadas de São João do
Piauí?”, onde o mesmo será respondido com a busca de dados na 12° GRE e SEMEC.
Tendo como objetivo geral: “Analisar a participação feminina na gestão de escolas públicas e privadas do município de São João do Piauí. Objetivos específicos: “1. Conhecer os autores que abordam sobre o protagonismo/ gestão feminina”, onde serão expostos pensamentos, para melhor entendimento e aprimoramento das ideias discutidas. “2. Buscar dados nas secretarias sobre as gestoras das escolas de São João do Piauí”, colhendo informações de como está acontecendo essa gestão. “3. Elaborar e executar uma oficina sobre protagonismo feminino”, com o intuito de demonstrar a importância da representatividade feminina na gestão.
Ser gestor de uma unidade de educação é necessário obter vários atributos, pois não se trata apenas de administrar recursos financeiros e sim humanos. Diante desses fatores é pertinente demonstrar a importância da visibilidade feminina na gestão acadêmicas do município de São João do Piauí. Foi com esse propósito que realizamos a presente pesquisa, tendo como pretensão incentivar outras mulheres a assumirem e a buscarem esse papel perante a sociedade. Sendo assim, a elaboração do projeto integrador será de grande relevância para a população sanjoanense, pois o mesmo visa contribuir para o aumento dessa representatividade e mostrar a significatividade que elas trazem para crescimento e melhoria da educação do município. A pesquisa também será de competência para uso de estudos futuros, contribuindo como fontes bibliográficas, para aprimoramento de ideias e conhecimentos.
...