PSICOLOGIAS UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PSICOLOGIAS
Por: ynahpets • 29/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
Resumo do capítulo 04 do livro: Psicologias uma introdução ao estudo das psicologias.
A Gestalt
A principal preocupação dos teóricos, estudiosos, pensadores e pesquisadores da Psicologia da Gestalt foi construir uma teoria consistente que se baseasse em uma metodologia forte, que não permitisse que a teoria caísse por terra, mas sim que a reafirmasse sempre que a metodologia utilizada fosse revisada, estudada.
O físico Ernst Mach que viveu de 1838 a 1916 e o psicólogo e também filosofo Christian von Ehrenfels que viveu entre os anos 1859 e 1932, foram considerados os antecessores da Psicologia da Gestalt, pois eles uniram seus conhecimentos e desenvolveram um estudo a respeito das sensações de espaço-forma e tempo-forma, tal estudo leva o nome de psicofísica.
Considerando a vertente da psicofísica que relaciona a forma e sua percepção os teóricos gestaltistas: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) começaram sua pesquisa pela percepção e sensação do movimento, se preocuparam em entender e explicar o fato de um indivíduo ser exposto a um estimulo físico e não conseguir ver a realidade desse estímulo, a verdadeira forma dele, mas sim algo que não corresponde ao que realmente ele está sendo exposto, em outras palavras esse sujeito esta passando por uma ilusão de ótica.
Um dos principais pontos da Psicologia Gestalt é a percepção, segundo os pensadores gestaltistas aquilo que um sujeito percebe e como acontece essa percepção são elementos importantes para o entendimento do comportamento humano, ao se introduzir esse conceito de percepção houve um impasse, ou melhor um confronto com a linha teórica do behaviorismo.
Uma vez que, tanto a linha de pensamento Behaviorista como a linha de pensamento gestaltista tem como objeto de estudo o comportamento humano o confronto entre essas linhas de pensamento é quase inevitável. Os behavioristas explicam o comportamento por meio da correlação estimulo-resposta, para isso eles isolam o estímulo que ocasionaria a resposta esperada e desconsideram a capacidade de “consciência”, eles estudam uma parte do comportamento, excluindo então tudo aquilo que não pode ser controlado, que é variável. Já os Gestaltistas explicam o comportamento estudando suas perspectivas mais gerais considerando variáveis que possam interferir na percepção do estímulo, para sustentar esse ponto de vista eles utilizam a teoria isoformista.
É nos fenômenos da percepção que a teoria gestaltiana consegue explicar e entender o comportamento humano. Um dado comportamento é causado pela forma como os estímulos físicos são percebidos, entendidos, ou seja, a forma como um estimulo é percebido, é entendido, e interpretado é responsável pelo comportamento.
Ao ser exposto a um determinado estimulo físico um individuo pode ter uma ilusão de ótica, ou seja, pode não ter a percepção da boa-forma, para que o estimulo físico seja percebido na boa-forma ele deve ser de fácil decodificação ou melhor, deve apresentar equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade para que a percepção leve a boa-forma e não gere uma ilusão de ótica.
Segundo os gestaltistas o grupo de estímulos que acabam por determinar diretamente o comportamento de um individuo é nominado meio ou meio ambiental, que se subdivide em dois grupos, o primeiro é o meio geográfico, que está ligado diretamente ao meio físico propriamente dito. O segundo é meio comportamental, que está diretamente ligado ao comportamento do indivíduo, ou seja, está diretamente ligado a interação indivíduo e meio físico e por conseguinte a percepção e seus elementos fundamentais, são eles: o equilíbrio, a simetria, a estabilidade, e a simplicidade em outas palavras, o comportamento resultante de um indivíduo está necessariamente ligado a sua capacidade de interpretação e percepção do meio comportamental.
Ainda se encontra na Psicologia Gestalt o conceito de campo psicológico, esse conceito diz que o indivíduo tende a buscar sempre a boa-forma, principalmente quando as situações que são apresentadas ao indivíduo não estão estruturadas. Nessa busca pela boa-forma ocorre três etapas: a proximidade, a semelhança, e o fechamento. A proximidade acontece quando o individuo agrupa os elementos mais próximos, A semelhança ocorre quando o indivíduo agrupa os elementos semelhantes, e no fechamento o individuo para efeitos de compreensão de uma situação ele completa os elementos que faltam segundo a sua intuição ou aprendizado acumulado.
...