Planejando Um Treinamento
Por: alessandra2409 • 24/4/2015 • Ensaio • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 172 Visualizações
SUMÁRIO
1.Introdução
2. OBJETIVOS
2.1.Planejando Um Treinamento
2.1.1.Treinamentos Mais Utilizados.
3.Saúde E Segurança Do Trabalho
3.1.Liderança
3.2.Democratica E Liberal
4.Conclusão
Bibliografia
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho vem com o objetivo mostrar para as empresas e para os funcionários o real valor dos treinamentos e como se desenvolve técnicas de jogos vivenciais abordados dentro da empresa e a importância da segurança dentro da empresa .
Através deste Diagnóstico entenderemos a dificuldade que a
Unidades encontram na gestão de seus processos. O objetivo mostrar para as empresas e para os funcionários o real valor dos treinamentos e como se desenvolve técnicas de jogos vivenciais abordados dentro da empresa Macromaq e a importância da segurança dentro da empresa.
- DESENVOLVIMENTO
Muitas empresas cada vez mais vêm buscando treinamentos para melhor aprimorarem seus funcionários e colaboradores mais ainda existem muitas duvidas sobre oque é o treinamento. Bom o treinamento nada mais é a educação profissional que adapta o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa. E com isso surge também o desenvolvimento do treinamento que nada mais é o aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.
- PLANEJANDO UM TREINAMENTO
Em toda a empresa deve ser feito um treinamento assim deve ser elaborado um planejamento sendo assim :
Definir ambiente;
Determinar se interno/externo;
Definir o conteúdo;
Definir o método: Ações formais/ Ações não formais;
Definir e preparar o instrutor;
Escolaridade formal;
Cursos;
Leitura dirigida;
Visitas e estágios dirigidos.
- TREINAMENTOS MAIS UTILIZADOS.
1º Ações formais:
Cursos presenciais podendo dirigir-se à atualização ou cursos de curta e média duração.
Seminários: Aborda temas específicos, que, em função da carga horária, poderão ser intensivamente discutidos. Workshops: Consistem em situações, em que, a partir de subsídios básicos, são construídos coletivamente produtos concretos, de interesse comum. Ensino a distância (EAD) ou e-learning: Essa modalidade significa auto treinamento – o aluno aprende de acordo com seu próprio ritmo, seu interesse e motivação. O EAD pode ocorrer de duas formas: unidirecional, em que apenas uma via transmite a informação como, por exemplo, vídeo, televisão, multimídia, dentre outros; e bilateral, quando duas vias são utilizadas: uma para transmitir a informação para o aluno e do aluno para o instrutor, estabelecendo-se, assim, uma interação entre os dois. Exemplos: internet, correio, telefone etc.
Fóruns de debate: São espaços para discutir e compartilhar informações e experiências que contribuirão para o aperfeiçoamento dos processos da organização e para o desenvolvimento de competências.
2º Ações não formais
Coaching: tem o papel de orientar, apoiar, acompanhar alguém a atingir determinado resultado. Nesse processo, a função do coach é identificar o potencial da pessoa/equipe para propiciar uma aprendizagem adequada às características da pessoas/equipe, considerando a opinião de cada um, estimulando-os a buscar suas próprias soluções.
Autodesenvolvimento: Essa prática pode ocorrer por iniciativa do indivíduo ou sob orientação da gerência, do coach, a partir da elaboração de planos de desenvolvimento. Grupos de trabalho: É uma prática que deve ser estimulada pela organização. Esse tipo de estratégia possibilita criar um ambiente de interação e de troca de experiências, em que o conhecimento pessoal é disponibilizado para outros e, assim, a diversidade de perfis poderá conduzir a práticas e soluções renovadoras.
JOGOS VIVENCIAIS.
Outro ponto importante que as empresas e instituições devem aderir é investir em dinâmicas de grupos em jogos vivenciais o objetivo principal é:
APRENDER A APRENDER – quebrar paradigmas de conceitos já arraigados.
APRENDER A AJUDAR – abrir‐se para o outro, no sentido de ser colaborador, visando um crescimento conjunto. Existem diferenças entre os jogos e as dinâmicas quais elas são:
O Jogo é um processo vivencial. É uma técnica, uma atividade, uma competição dinâmica e saudável entre as pessoas de interesses comuns, visa desde a simples recreação até a viabilização de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com a prática do dia a dia.
Já as Dinâmicas toda atividade que se desenvolve em um grupo, que objetiva integrar, desinibir, “quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir, aquecer, pode ser denominada de dinâmica de grupo.
RESULTADOS OBSERVADOS
Com todos esses processos inseridos devemos observar:
Reações: medidas com o preenchimento completo de questionários pelos participantes.
Aprendizado: É fundamental alinhar as expectativas deste resultado com um objetivo extremamente específico a fim de se verificar o grau de conhecimento adquirido pelos funcionários.
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