Politicas publicas
Por: 17056110 • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 946 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Bibliografia: Livro Gestão Ambiental e sustentabilidade
Altor: Luiz Felipe Nascimento 2ª Edição
Capitulo 1 e Capitulo 2 Pagina: 10 á 54
QUESTÕES AMBIENTAIS E SUA EVOLUÇÃO, AGENDA 21
UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso
UAB- Universidade Aberta do Brasil
Discente: Simone Aparecida da Silva
E-mail: simoneregianereginaldo@hotmail.com
Curso de Bacharelado de Administração Pública
Polo: Guarantã do Norte- MT
Questões Ambientais e sua evolução, agenda 21
Você sabe oque significa desenvolvimento sustentável?
A população vem aumentando a cada dia e por isso diminuíram os espaços aumentando a população metropolitana e consequentemente diminuindo reservas e recursos não renováveis aumentando os resíduos gerados.
Desta forma fica difícil desenvolver a sustentabilidade, pois esta só acontece se as necessidades do presente forem atendidas sem prejudicar as necessidades das futuras gerações.
A preocupação ambiental já existe desde os primeiros períodos de nossa história, mas no decorrer do século XX só aumentou junto com a diminuição dos recursos renováveis e não renováveis, bem como a poluição e situações de riscos como desastres ambientais.
Na década de 60 teve grande aumento na consciêntização ambiental. No Brasil foram criados o estatuto da terra, novo código de defesa florestal, lei de proteção a fauna, instituto Brasileiro de desenvolvimento florestal também foram instituídas reservas indígenas, parques nacionais e reservas biológicas.
Na década de 70 foi realizada a conferencia das nações unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento este aconteceu na Suécia, as consequências foram boas e resultou no controle da poluição ambiental sendo criado no Brasil a (SEMA).
Nos anos 80 surgiram empresas que estudavam o impacto ambiental, mas ainda assim, primeiro poluía-se e posteriormente se pensava em como combater toda a sujeira, as chamadas soluções corretivas, mas ao final desta década a preocupação ambiental globalizou-se onde foi retirada de circulação uma família de produtos químicos; ouve também o relatório de comissão mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento.
Na década de 90 está preocupação passou a caminhar junto das fabricas e indústrias aumentado o interesse pela redução do impacto ambiental.
Já no século XXI as organizações empresariais passaram a realmente ver a questão ambiental como necessidade, pois além da conservação ambiental avia a necessidade de acompanhar o mercado, não vendo apenas como atender as exigências legais e sim as necessidades.
Podemos dizer que houve considerável mudança para com a conscientização ambiental da população mundial trazendo mudanças na economia e ecologia.
...