TREINAMENTO E CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO
Por: Marconí Vieira • 28/1/2016 • Abstract • 11.930 Palavras (48 Páginas) • 294 Visualizações
TREINAMENTO E CONSULTORIA
DE COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO
O homem para transmitir idéias precisa ter um meio de comunicação. Hoje existem infinitas formas de se comunicar. Algumas pessoas apresentam maior ou melhor habilidade em comunicação verbal. Outros em comunicação oral e assim por diante. Tudo é uma questão de personalidade.
É importante saber técnicas para melhorar a comunicação. O bom comunicador é aquele que tem noção das diversas formas de se comunicar e se ressalta naquela em que é privilegiado. É importante para as pessoas que se destacam serem bons comunicadores.
OBJETIVO
Aprimorar a habilidade de comunicação verbal dos participantes, para melhor desempenho profissional, pessoal e social, através do conhecimento e uso consciente de suas habilidades, detecção e correção de falhas e inibições, fornecimento de técnicas e orientações para aplica-las.
Para saber se comunicar é preciso aprender noções básicas relacionadas ao funcionamento dos nossos órgãos responsáveis pela comunicação. Para isso o Programa de Treinamento e Consultoria de Comunicação será dividido em três partes: técnica, clínica e prática. Profissionais neste sentido estarão avaliando e analisando, para trabalhar e orientar a melhor maneira de se aproveitar e corrigir as falhas na comunicação do participante.
A principal personagem deste programa é o cliente. De nada adiantarão as avaliações, as análises, o trabalho e as orientações, se o cliente não entender a importância que a comunicação eficiente representa em sua vida, pois envolverá mudanças de comportamento e hábitos em todos os sentidos.
TREINAMENTO
Com o plano de trabalho personalizado elaborado, iniciarão treinamentos contando sempre com a participação ativa do cliente.
O treinamento será feito da seguinte forma:
- Exercícios práticos individuais e em grupos;
- Exposições dialogadas e simulações;
- O cliente será assistido pelos consultores em suas apresentações externas, quando possíveis;
- Todo o trabalho será analisado por meio de gravações sendo filmado em sistema VHS, para que o interessado acompanhe o desempenho próprio.
PROGRAMAÇÃO
- Carga Horária: 24 horas no mínimo;
- Duração: De seis a oito semanas;
- Período: noite e tarde;
- Local: A combinar;
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e aos sábados das 14 às 18 horas;
- Turma: Semanal e de final de semana.
PROGRAMA:
FONOAUDIÓLOGA
- Avaliação através de filme;
- Funcionamento dos órgãos da fala e audição;
- Higiene vocal;
- Relaxamento cervical e aquecimento e desaquecimento vocal;
- Qualidade vocal;
- Altura e entonação;
- Articulação e ataque vocal;
- Intensidade;
- Respiração;
- Estética dos sons da fala;
COMUNICAÇÃO
- Vícios de linguagem;
- Expressividade;
- Domínio da Língua Portuguesa;
- Comunicação Visual;
- Preparação de comunicação;
- Como interpretar bem textos lidos;
- Formas práticas e técnicas para leitura;
- Comportamento com a Imprensa;
- Comportamento em reuniões;
- Como apresentar idéias, planos, serviços e debate;
- Etiqueta profissional;
- Vocabulário: amplitude e adequação;
- Retórica: começo, meio e fim de uma apresentação;
- Ilustração: o que é e como utilizar;
- Improvisação: o que é e como improvisar;
- Criatividade na comunicação verbal;
- Memorização: como memorizar uma apresentação;
- Emoções: consciência e autodomínio;
- Técnicas de apresentação: o que fazer e o que evitar.
ORIENTADOR
Márcio Cavalca Medeiros, 42 anos de idade, trabalha desde os 13 anos com veículos de comunicação.
- Aos 17 anos de idade trabalhou na Rádio Record de São Paulo ao lado dos principais comunicadores do rádio brasileiro como Elí Correia, Paulo Barboza, Barros de Alencar, Raul Gil, Osmar Santos; Oswaldo Maciel, Loureiro Júnior, Braga Júnior, Roberto Carmona, Henrique Guilherme, Roberto Silva e Humberto Marçal.
- Na TV Record, trabalhou com Sílvio Luís, Flávio Prado, Carlos Nascimento, Sandra Anenberg, Antônio Petrin.
- Trabalhou na Rádio Capital de São Paulo com Afanásio Jazadi, Dárcio Campos, Marne Barcelos, Franz Neto, Zé Bétio, Osvaldo Betio.
- Trabalhou na Rádio Gazeta de São Paulo com Pedro Luís e Roberto Avalone.
- Trabalhou na Rádio e TV Bandeirantes ao lado de José Paulo de Andrade, Salomão Ésper, Luís Fernando Maglioca, Walker Blaz, Ferreira Martins, Dárcio Arruda, Fiori Gigliotti, Enio Rodrigues, Luís Augusto Maltoni, Roberto Monteiro, Eduardo Luís, Octávio Muniz, João Zanforlin, Flávio Adalto, Luciano do Valle, Eli Coimbra, Osvaldo Pacoal, Gilson Ribeiro e Paulo Edson.
- Em Marília trabalhou oito anos no Jornal da Manhã e nove anos na Rádio Clube de Marília.
- Filho do radialista Marcelino Medeiros, sempre se envolveu com todos os veículos de comunicação, seja rádio, jornal, TV e revistas.
- Foi editor de Esportes por muitos anos e hoje atua com assessoria de imprensa em entidades e empresas marilienses como Associação Comercial e Industrial de Marília, Sindicato Rural de Marília, Ordem dos Advogados do Brasil, Unimed, Santa Casa de Misericórdia de Marília e empresas como Sasazaki, Granja Shintaku, Contmatic, Portal Terra, Toca Imóveis, entre outras.
- Fez cursos de: comunicação e expressão com Reinaldo Polido; Rádio e TV no Senac; Curso de Jornalismo na Faculdade Nossa Senhora de Fátima, em Santos; Etiqueta, Protocolo, Apresentação e Planejamento Empresarial na área de comunicação, no Palácio dos Bandeirantes; Curso temporário de Jornalismo e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Curso Temporário na Fundação Cásper Líbero; Curso Interno da Rádio e TV Bandeirantes; Curso de Comunicação e Expressão com Ary Fontana. Fez curso de Jornalismo na Faculdade de Jornalismo da Unimar.
APRESENTAÇÃO
Todas as vezes que nos reunimos em grupos, no primeiro dia do encontro é preciso fazer uma apresentação pessoal. É aquele negócio de falar quem é, como se chama, o que faz, onde trabalha e tudo mais. Para muitos é um martírio este tipo de atividade. Mal conseguem falar o próprio nome. Planejam um monte de detalhes para serem falados e chega na hora se esquecem. Por que isto? É simples. É nervosismo puro, no entanto, é preciso ter uma ordem do que falar. Organizar as idéias.
...