Uma Nota Sobre o Processo de Equipe
Por: Adriana Martini • 26/2/2016 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 3.195 Visualizações
Estudo de Caso :
Uma nota sobre o processo de equipe
REFERÊNCIA: Harvard Business School, 2011
Este artigo aborda estratégias para realizar trabalhos em equipes mais eficazes e mais produtivos. De acordo com o texto, quando as tarefas tornam-se mais complexas, será exigida uma diversidade de habilidades que combinam a especialização e a experiência de diversos indivíduos. Uma equipe trabalhando em conjunto produz mais e gera melhores resultados do que um indivíduo sozinho.
De acordo com o texto, quando as tarefas se tornam mais complexas, será exigida uma imensidão de habilidades que combinam a especialização e a experiência de várias pessoas. É necessário evitar agir com impulso e apressar para tomar uma decisão. O autor cita quatro aspectos importantes da tomada de decisão que exercem forte influência no processo de equipe, são elas:
Identificar e explorar o problema: Frequentemente, as equipes pensam que conhecem seus problemas, quando na verdade, conhecem apenas os sintomas. A equipe precisa gastar tempo analisando o problema e o seu grau de importância e o prazo que deverá ser resolvido.
Gerar soluções possíveis: Os membros da equipe, devem sentir-se à vontade para expressarem as suas ideias. Consequentemente, é vital criar uma atmosfera de investigação e de abertura.
Aperfeiçoar e criticar as soluções: Todos devem sentir que sua opinião fui cuidadosamente analisada, então cada membro deve comprometer-se com a implementação. terem compartilhado suas ideias, chegou a hora de alinhar e chegar a um acordo, dentre as opções existentes.
Implementar a solução: Todos devem sentir que sua opinião fui cuidadosamente analisada, então cada membro deve comprometer-se com a implementação.
Abaixo alguns comentários sobre como os membros da equipe interagem para realizar o trabalho em equipe.
A participação é o aspecto mais fácil de se observar em um processo de grupo. Observar a desigualdade nos níveis de participação, pois grandes diferenças geralmente indicam que o processo não é eficaz. Membros podem agir como se fossem donos da verdade.
A influência geralmente é uma questão do status, da experiência, da competência e do estilo pessoal. Uma forma de medir a influência relativa é observar a reações dos outros membros do grupo e fazer intervenções para discutir melhor uma ideia e ampliar a discussão.
A capacidade de passar por conflitos construtivos é vital para uma equipe tornar-se altamente produtiva. Os membros têm de aceitar diferenças individuais e, ao mesmo tempo, celebrar a identidade coletiva da equipe e suas metas, criando um ambiente seguro. Uma discussão sobre os diferentes pontos de vista dos membros da equipe e um questionamento franco das premissas subjacentes resultam em decisões mais criativas.
Durante o ciclo de vida, as equipes enfrentam três fases ao longo de seu amadurecimento:
As primeiras reuniões são decisivas para definir padrões e normas. A eficácia de uma equipe sofre o impacto da capacidade e motivação de seus membros. Devemos avaliar competências técnicas, conceituais e interpessoais. Outro fator é gerar comprometimento. Se
...