A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Por: kmonique • 9/6/2020 • Trabalho acadêmico • 754 Palavras (4 Páginas) • 161 Visualizações
Disciplina: Economia Brasileira | Professor: Rosele Marques Vieira | |
Aluno(a): Kevilly Monique da Silva | RGM: | 39693 |
POLO: UAB Aparecida do Taboado | Data: / / 2019 | |
Tutor a Distância: Marileth | Nota atribuída pelo tutor: |
Atividade II
(valor=10,0)
I.MARQUE VERDADEIRO(V) OU FALSO(F).( Valor das questões de 1 a 10 =0,5 (valor=5,0)
1.(F )O processo de desenvolvimento brasileiro, com base na industrialização, foi influenciado pela noção de planejamento econômico estatal, desenvolvida a partir das contribuições de Keynes.
2.(F )A atuação do Estado do Bem-Estar, no Brasil, possibilitou um processo de desenvolvimento que garantiu a manutenção do poder aquisitivo dos trabalhadores.
3.( V )Durante o período do pós-Guerra (1946-1964) constatou-se, por um lado, o crescimento da pressão por políticas distributivas e por reforma agrária. Por outro lado, esse movimento não tinha a aprovação daqueles que defendiam o livre mercado e, consequentemente, os interesses das grandes corporações multinacionais.
4.(F )O período considerado o ápice do desenvolvimentismo brasileiro teve início em 1945 com o governo Vargas e o lançamento do Plano de Metas.
5.( V )De 1964 a 1974 o objetivo do governo era o de estabilizar a economia utilizando política econômica ortodoxa de combate a inflação.
6.( V )Durante o governo militar o FMI agiu como avalista da política econômica, aprovando os rumos que vinham sendo dados à economia brasileira.
7.( V)Durante o período do “milagre” o governo realizou importantes investimentos estatais produtivos, incentivando o setor interno que fornecia os equipamentos, insumos e matérias-primas.
8.( V )O II Plano Nacional de Desenvolvimento tinha como objetivo acelerar o processo de substituição de importações em setores estratégicos da indústria, buscando diminuir a dependência de energia e bens de capital.
9.( V )A herança do período da ditadura militar é considerada:Ambígua por ter possibilitado, por um lado, um ganho em relação a complexidade do setor industrial e a rede de infraestrutura e energia; por outro, uma drástica redução da capacidade de investir do Estado e um nível de desigualdade social sem precedentes.
10.( V )O processo, denominado por alguns economistas, de desindustrialização na economia brasileira se refere a:Redução no número de indústrias, decadência na qualidade da indústria manufatureira e especialização em commodities agrícolas e industriais, de baixo valor agregado.
II.RESPONDA: VALOR DAS QUESTÕES(5,0)
1.Qual o objetivo e resultados do Plano de Metas(1956-1960).(valor:2,0)
Objetivo do Plano de Metas que consistia em um vasto planejamento de investimentos visando, essencialmente, transformar o deficiente quadro da infraestrutura nacional e trazer, consequentemente, ganhos de eficiência e de produtividade para o setor industrial.
Os resultados obtidos com o Plano de Metas são expressivos. Foi triplicada, entre 1950 e 1960, a potência instalada nas usinas geradoras de energia. As rodovias federais aumentam em 60% a sua extensão. A produção de alumínio cresceu 11 vezes no período. O índice de nacionalização da produção na indústria automobilística se aproxima da marca de 90%. O que explica a redução praticamente a zero na importação de automóveis, combustíveis, ferro e aço, registrada no início dos anos 1960. Nas palavras de Lessa (1983), a economia brasileira logrou sob o esquema do Plano de Metas a aquisição de um setor secundário com um perfil de economia madura. Durante esse período foi possível observar que a direção do desenvolvimento esteve fortemente apoiada e facilitada pela política econômica. Em certo sentido, a política esteve à frente do processo de transformação da economia
...