A DIABETES TIPO 2
Por: ternopolski • 15/5/2018 • Dissertação • 500 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
DIABETES TIPO 2
O que é Diabetes?
É a deficiência do pâncreas em produzir a insulina, hormônio responsável por metabolizar o açúcar enviado as células, para ser transformado em energia. A falta da insulina ou a produção insuficiente, eleva os índices glicêmicos, promovendo um acúmulo de açúcar no sangue, que chamamos de HIPERGLICEMIA. Pode ser causada pela perda progressiva de função da célula beta pancreática e da capacidade reduzida do organismo de utilizar a insulina, conhecida como resistência à insulina, surgindo o DIABETES.
É importante que o Diabetes seja diagnosticado o mais precocemente possível. Um exame de glicemia realizado através da coleta de sangue em jejum, é capaz de confirmar ou descartar a doença. Os valores de referência ficam entre 65 a 99 mg/dl. Acima de 126 mg/dl o indivíduo já é considerado diabético.
Qualquer pessoa pode desenvolver Diabetes tipo 2. É o mais comum e corresponde a 90% dos casos, mas existem algumas condições que aumentam os fatores de risco.
- Idade superior a 40 anos
- Obesidade e sobrepeso
- Diabetes gestacional anterior
- Histórico familiar de diabetes tipo 2
- Sedentarismo
- Baixos níveis de Colesterol HDL ( abaixo de 40 mg/dl )
- Triglicerídios elevados (acima de 150 mg/dl. )
- Hipertensão
- Consumo excessivo de bebida alcoólica.
Normalmente, as pessoas com Diabetes tipo 2 não apresentam sintomas no início, podendo ter a doença assintomático por muitos anos. Alguns sintomas podem indicar o Diabetes, sendo eles:
- Infecções frequentes nos rins, bexiga e pele.
- Demora na cicatrização de feridas
- Visão embaçada
- Formigamento nos pés
- Fúrunculos frequentes
- Vontade de urinar frequente ( Poliúria)
- Fome frequente
- Aumento da sede
O ideal é não esperar os sintomas surgirem para procurar um médico. Com a realização de exames periódicos, é possível diagnosticar o Diabetes e iniciar o tratamento.
Em alguns casos, é possível controlar o diabetes apenas com uma dieta alimentar e pratica de exercícios físicos.
Uma dieta balanceada e regular, realizando ao menos três refeições e dois lanches intermediários no decorrer do dia, evitando pular refeições, é fundamental para manter o nível glicêmico controlado, evitando o risco de ter hipoglicemia.(menos de 60mg/dl.
Ingerir dois litros de água diariamente ajuda a manter o organismo saudável e hidratado.
A falta do controle do diabetes pode levar o paciente a sofrer amputação dos membros inferiores, e até mesmo a morte.
O objetivo do projeto é levar ao paciente informações sobre os cuidados, prevenção e controle do Diabetes. Para isso, foram realizados palestras no ambulatório de medicina, recepção da UTI geral, recepção de visitas e maternidade do Hospital Universitário do Oeste do paraná. Houve uma significativa participação do público alvo, (pacientes e acompanhantes) onde tivemos a oportunidade de sanar as dúvidas relatadas pelos mesmos, bem como oferecer ao final de cada palestra um lanche preparado sob orientação do profissional nutricionista, provando que é possível substituir uma refeição rica em açúcar, gorduras e carboidratos, por uma alimentação saudável e saborosa , utilização a substituição de alguns produtos. Ao final de cada palestra, realizamos o sorteio de uma cesta de alimentos Diet e ligth.
...