A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Por: Jonatas Ferreira • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME | Jonatas Felipe Tomaz Ferreira |
RA | 9902007644 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) Fernanda Serotini Gordono.
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
Nesta atividade veremos a respeito de dois direitos garantidos pela Constituição Federal, o direito a Saúde e ao Meio ambiente, qual suas características com respeito a titularidade (individual, coletiva e difusa), objeto (liberdades, direitos sociais e direitos da solidariedade) e gerações (primeira, segunda e terceira).
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
A Titularidade do direito à saúde faz parte dos direitos humanos em que se clássica os direitos difusos, já que não se pode atribuir a um grupo específico de pessoas, pois dizem respeito a toda sociedade no geral.
Pertencente a segunda geração de direitos humanos, segundo o artigo 196 da Constituição Brasileira, a saúde é um direito de todos e de responsabilidade do Estado, ao qual seu objeto é a prestação de serviços como: atendimento em hospitais, postos de saúde, realizações de cirurgia e distribuição de medicamentos.
A falta de estrutura do Estado em vários fatores faz com que alguns direitos deixem de ser preservado, como por exemplo o saneamento básico, um problema que afeta milhões de brasileiros de baixa renda que vivem em lugares sem esgoto ou agua tratada.
Essa circunstância faz com que aumente o número de pessoas afetadas por doenças que por sua vez poderiam de sido erradicadas se houvesse um saneamento básico e melhores condições de saude dentro de casa.
Essa condição no entanto fere o direto constituiconal a saúde, pois ao viverem em situações precarias a população ainda não encontra um atendimento de qualidade nos hospitais públicos, deixando de ter seu direito garantido.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”
O direito do meio ambiente de caráter difuso e também de garantia inconstitucional, é um direito de terceira geração no grupo de diretos da solidariedade. Segundo a Constituição Federal é direito de todo o gênero humano preservar e defender o meio ambiente, visto que dependemos essencialmente dele para nossa sobrevivência.
É de responsabilidade do poder público preservar e restaurar os processos ecológicos essências e prover manejos ecológicos das espécies e ecossistemas, assim como também fazer políticas de fiscalização a instituições governamentais e não governamentais ligadas ao meio ambiente.
...