A GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS
Por: wkatayama • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 2.489 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2016
Juliana Barbosa Nunes B37BEJ-6
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO
2016
NP1
1) Considere as afirmações a seguir:
I - Operação é um conjunto de atividades voltadas à geração de bens materiais e à prestação de serviços
II - As atividades de uma escola não são consideradas como operação pois não geram bens materiais
III - Uma ONG - Organização Não Governamental - não efetua operação
IV - Organizações produtoras de bens materiais podem agregar serviços à suas operações
V - As principais economias mundiais são dominadas pelos serviços.
São INCORRETAS as seguintes informações:
R: D - II e III
Justificativa
Conforme a matéria, por sua vez, um serviço é prestado, e a prestação desse serviço implica em uma ação como o atendimento em uma clínica hospitalar, um tratamento dentário, uma loja de departamentos, uma escola e um cinema. Em ambas situações, as atividades, processos e sistemáticas necessárias para realização, constitui-se como OPERAÇÃO.
2) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém apenas atividades ou empresas predominantemente processadoras de materiais
R: E - Serviço postal, embarque de contêineres, operações de varejo e manufaturas
Justificativa
Diante do que estava na matéria, acima estão descritas algumas atividades que são predominantemente processadoras de matérias, e mais essas: empresas de mineração, armazéns, empresa de transporte rodoviário.
3) A flexibilidade é um dos 5 possíveis objetivos de desempenho que a área de operações pode eleger como prioritária. Flexibilidade significa:
R: A - Maior agilidade e capacidade de adaptação às demandas
Justificativa
Flexibilidade significa a capacidade que a empresa tem de alterar a operação de alguma forma. Pode ser alterar o que a operação faz, como faz ou quando faz. Onde a empresa pode ainda competir pela capacidade de mudar as operações, adaptando-se às demandas de seus clientes e consumidores.
4) É função da área de operações priorizar as competências essenciais da empresa, visando sua competitividade
PORQUE
A administração de operações deve estar alinhada com a missão, a visão e os objetivos estratégicos da organização
R: D - As duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
Justificativa
Além de priorizar as competências visando sua competitividade, ela deve estar alinhada junto a missão, visão e objetivos estratégicos da organização, onde ela visa a empresa e o consumidor.
5) Uma forma útil de determinar a importância dos fatores competitivos é distinguir entre os fatores "ganhadores de pedidos" e os "qualificadores".
Fatores qualificadores são aqueles que:
R: E - Podem não ser os principais fatores determinantes do sucesso, mas são importantes de outra forma
Justificativa
São os aspectos nos quais o desempenho da área de operações deve estar acima de um nível determinado, para pelo menos ser considerado pelo cliente. Desempenho inferior a este nível “qualificador” possivelmente desqualificará a empresa numa concorrência ou licitação.
6) Um bom projeto de produto e serviço traduz as necessidades dos consumidores na forma e configuração do produto ou serviço.
R: A - dessa forma pode-se especificar as capacitações da operação produtiva
Justificativa
Projetistas de produtos buscam alcançar projetos esteticamente agradáveis que atendam ou excedam às expectativas dos consumidores. Tentam também, projetar um produto que tenha um bom desempenho e que seja confiável ao longo de sua vida útil. Observam que o projeto deve ser de fácil e rápida fabricação. De forma similar, os projetistas de serviços tentam produzir os novos serviços com base na expectativa dos consumidores, porém considerando que o novo projeto de serviços está dentro das capacitações da operação, devendo também ser oferecido a um preço razoável.
7) Na maioria das organizações, a previsão de demanda é de responsabilidade dos departamentos de vendas e marketing, sendo a principal entrada para as decisões de planejamento e controle da capacidade. Sem uma estimativa de demanda futura não é possível planejar para futuros eventos, restando somente reagir a ele. Assim, as previsões demanda devem:
R: D - ser expressa em termos úteis para o planejamento
Justificativa
Ser expressa em termos úteis para o planejamento e controle da capacidade (muitas vezes previsões baseadas em resultados financeiros não são úteis para quem administra a gestão da produção).
Ser tão exata quanto possível (mesmo sabendo que podem mudar antes da produção ocorrer, ou mostrarem-se muito diferentes da demanda real).
Dar uma indicação da incerteza relativa, tendo por base a estatística da demanda, determinando uma distribuição da mesma para cada período avaliado.
8) O software CAD - Computer Aided Design permite simulações de produtos em computador testando seu desempenho com precisão, sem testes físicos. Com esta ferramenta, o projeto, os desenhos, os testes do produto, os cálculos dos custos são realizados interativamente no computador, conferindo maior flexibilidade e agilidade ao processo.
...