A IMPORTÂNCIA DA TEORIA ADMINISTRATIVA EM RECURSOS HUMANOS
Por: 03111978 • 30/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 258 Visualizações
A importância da teoria administrativa em recursos humanos
♣ Administração é fazer coisas por meio de pessoas, objetivando o máximo de rentabilidade/produtividade com o mínimo de custo possível.
♣ Experiência conduzida por Robert Owen, na Escócia, em 1800.
♣ Owen deu moradia a seus trabalhadores, educação gratuita para as crianças e proibiu que elas trabalhassem com idade inferior a dez anos. Owen também reduziu a jornada de trabalho de 14 para 12 horas.
Com sua experiência, Robert Owen evidenciou que era possível motivar os trabalhadores dentro de um sistema totalmente humanista.
Experimento de Hawthorne: nesse experimento, ficou evidenciado que o grupo de pessoas tem fundamental importância sobre o desempenho dos indivíduos, o que deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. ♣ Pretendia-se explicar a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores. ♣ O experimento, realizado entre 1927 e 1933, foi orientado pelo professor Elton Mayo, da Universidade de Harvard, e deu origem à chamada escola de relações humanas.
TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES
Trata a organização como uma máquina Trata a organização como um grupo de pessoas Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as pessoas Inspirada em sistemas de engenharia Inspirada em sistemas de psicologia Autoridade centralizada Delegação plena de autoridade Linhas claras de autoridade Autonomia do empregado Especialização e competência técnica Confiança e abertura Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas entre as pessoas Confiança nas regras e nos regulamentos Confiança nas pessoas Clara separação entre linha e staff Dinâmica grupal e interpessoal
♣ Compreender o sistema social, também chamado organização informal da empresa, é um dos dois objetivos principais do enfoque comportamental na administração moderna. O outro objetivo importante é compreender os mecanismos que individualizam e influenciam o comportamento das pessoas. Também se mostra importante perceber como são formados os grupos informais. Eles surgem pela: ♣ convivência e proximidade física das pessoas; ♣ necessidade de relacionamento social; ♣ existência de interesses comuns, compartilhamento de valores ou similaridade de características pessoais. ♣ É possível perceber a formação desses grupos em qualquer departamento da empresa.
Os grupos informais desempenham quatro funções ou papéis principais dentro das organizações
Realização de objetivos comuns | Uma pessoa se junta a outras porque é incapaz de realizar sozinha algum objetivo. Os grupos são instrumentos para a realização de objetivos individuais coincidentes. |
Valorização das pessoas | Convivência social, bem-estar psicológico, reconhecimento, estima e identidade social são necessidades que os grupos atendem. |
Proteção dos integrantes | Os grupos protegem seus integrantes e multiplicam a força do indivíduo. |
Definição de padrões de desempenho | O desempenho dos indivíduos, frequentemente, é determinado pelos colegas de grupo, não por padrões técnicos |
Realização de objetivos comuns ocorre quando as pessoas se reúnem e decidem agir coordenadamente para realizá-los. Às vezes, o interesse em realizar o objetivo é tão forte que sobrepuja outros tipos de interesse ou filiação. Nesse ponto, a organização deve tomar muito cuidado, pois o grupo informal pode priorizar interesses particulares em detrimento dos interesses organizacionais. Todavia, se o consenso vier ao encontro dos objetivos da organização, será positivo.
♣ Valorização das pessoas se dá pela convivência social e faz com que as organizações não sejam sistemas mecânicos e burocráticos. Importante ponderar que, do ponto de vista organizacional, sistemas mecânicos e burocráticos seriam até interessantes, pois possibilitaria dimensionar a capacidade de produção real da organização.
Proteção dos integrantes – mostra-se muito relevante para os indivíduos que se sentem ameaçados e querem se proteger ou, ainda, para aqueles que pretendem preservar ou conquistar posições. Eles percebem uma identidade de interesses entre si e tendem a agregar-se para colocar esses interesses em prática.
♣ Definição dos padrões de desempenho – um dos papéis mais importantes dos grupos informais do ponto de vista da administração. Isso porque essa função possibilita definir o desempenho e o comportamento dos grupos formais de trabalho.
Para o desenvolvimento efetivo dos recursos humanos, devemos atentar às pessoas e seus comportamentos como indivíduos e membros de grupos nas organizações. Com esse objetivo, devemos estudar:
♣ a percepção;
♣ as aptidões;
♣ as atitudes;
♣ a personalidade;
♣ a inteligência;
♣ as variáveis biográficas.[pic 1]
Maximiano (2000) explica que percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos (eventos, informações, objetos, outras pessoas) que o ambiente oferece.
♣ A interpretação é uma decodificação que empresta significado e valor ao estímulo. O autor expõe ainda que a percepção é também definida como o produto da interação entre o estímulo e o observador e, nessa interação, o estímulo influencia o observador e é por ele influenciado. Logo, a percepção é uma interpretação singular da situação ou estímulo.
Em todas as instâncias da vida, é importante o entendimento da percepção. Nas organizações, ela afeta inúmeros aspectos do comportamento das pessoas. Por esse motivo, trata-se de uma competência gerencial, que contribui para a criação de um clima organizacional saudável.
♣ O autor Maximiano (2000) explica que dois fenômenos básicos explicam essa diferença entre a realidade observada e a realidade percebida: seleção e adaptação.
Percepção seletiva
♣ Fato de que, da grande variedade de estímulos que o ambiente oferece, apenas uma pequena parte prende a atenção do observador.
...