A Música Na Educação Infantil
Por: Liziane41 • 4/11/2023 • Trabalho acadêmico • 868 Palavras (4 Páginas) • 84 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em nossa sociedade demarca a área educacional, no que se refere ao ensino da música, é algo com poucos questionamentos, pois a música está cada vez mais presente nas aulas da educação infantil ajudando na formação integral da criança.
O presente trabalho visa refletir sobre a importância da música no desenvolvimento das crianças, para tornar-lo um indivíduo interrogativo, reflexivo e investigativo. Pois, através da música, as crianças logo ficam impressionadas e passam a estimular sua parte cognitiva e rapidamente consegue decorar a música e canta lá.
O reconhecimento de alguns fatores ajudam na socialização da criança e que estes são de extrema consideração para uma boa interpretação do porquê que o tema citado está sendo tão polêmico da atualidade. Desta forma, sua abordagem será primordial para ser discutido, pois ao cantar ou até mesmo escuta uma música a criança expressa vários sentimentos podendo leva lãs a se expressar e também a compartilhar seus sentimentos com os outros companheiros. Vale salientar que estes sentimentos estão meramente associados a alegria, a novas idéias, ao dialogo, a compreensão e outros.
Outro ponto que será discutido serão as formas que este subsídio no caso específico a música poderá facilitar a vida dos profissionais da educação infantil, onde a criança sentirá atração pela novidade, pelo diferente que fará parte do processo de ensino aprendizagem daquele ser tão pequenino.
3 JUSTIFICATIVA
A música é uma forma de despertar a imaginação, o sonho e a fantasia no indivíduo. Uma busca que faz necessário ser direcionada até o aluno descolorir sozinho suas preferências e dar continuidade de forma independente.
Assim, a música poderá suscitar inúmeras atividades, levando o aluno ao seu crescimento enquanto ouvinte. Na música, o aluno despertará sua imaginação e a música se tornará prazerosa, contextualizada e cheia de significado. Dependendo da criatividade e envolvimentos do aluno poderão surgir situações de grande prazer, levando-os a estabelecerem conexões afetivas com a música.
É muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de ouvir músicas. Desde pequenos vivenciamos experiências ouvindo em casa, na rua, na igreja e etc. Assim, a música tem sido um elemento didático importante para a interação professor aluno e que, além disso, a mesma contribuirá para aguçar a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo do discente, pois a música tem uma função primordial na formação cultural das crianças da educação infantil. Apesar de que muitos educadores utilizam deste meio didático para fins somente de diversão, esquecendo que a música e uma das formas mais objetiva de ensinar pois desta forma estará trabalhando seu vocabulário, concentração, memorização, e sobretudo brincando.
4 PROBLEMA
Para avançarmos nas explicações salientamos que a musicalidade é algo que estimula o ensino da criança, tornando-a um ser muito feliz e participativo.
Diante da importância da música na educação infantil podemos constatar que a sociedade na qual estamos dá muito pouca ênfase a esta manifestação cultural didático. Desta forma os profissionais da educação infantil necessitam entender que as crianças não estão ali somente para serem cuidadas, pois os mesmos sabem que é na fase infantil que as crianças adquirem conhecimento pelo qual levam por toda a vida.
O conceito que a sociedade tem sobre a educação infantil permanece ainda enraizado que a criança precisa somente está ali para ser cuidada, vigiada enquanto seus respectivos responsáveis estão no trabalho, mais na verdade a mesma precisa de outras necessidades
...