A Necessidade de Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida
Por: tedy1234 • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 480 Visualizações
[pic 1] | ||
APS – Atividade Prática Supervisionada | ||
http://www.fsg.br/ | ||
ACESSIBILIDADE EM CAXIAS DO SUL | ||
Caroline Pertile Spinelli a, Administração | ||
Professor Supervisor da APS Acessibilidade em Caxias do Sul Aline Paccioli | Resumo A necessidade de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida em nossas cidades, em nos prédios públicos e privado vem crescendo nos últimos anos, mas ainda precisamos dar mais importância a esse tema pouco difundido. Este artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiência em relação a acessibilidade.O método utilizado para fazer esta pesquisa foi a pesquisa exploratória. E após analisar o dados coletados foi possível verificar que em nossa cidade faltam mais acessos as calçadas para pessoas deficientes, poderiam implantar mais semáforos sonoros e calçadas para pessoas com deficiência visual. | |
Palavras-chave: Acessibilidade, deficiência, acesso |
1 INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas podemos observar que a preocupação com acessibilidade vem crescendo dia após dia nas cidades , para dar mais condições para as pessoas portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Esse é um tema pouco difundido, sabendo que gera resultados sociais e contribuem para o desenvolvimento de inclusão, sua implementação é fundamental, dependendo de mudanças culturais e atitudinais. Portanto as decisões governamentais , junto com as políticas públicas e programas são indispensáveis para mudar a forma de pensar , agir, construir e para garantir a realização dos direitos e da cidadania.
Neste trabalho iremos apresentar sobre a acessibilidade em Caxias do Sul, o objetivo geral desse artigo é identificar as principais dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência em relação a acessibilidade. Os objetivos específicos do artigo são: propor melhorias de acessibilidade em Caxias do Sul, conhecer a realidade existente dessa situação em Caxias do Sul e levantar os principais transtornos encontrados por portadores de deficiência.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Deficiência
A deficiência pode origem genética, surgir no período da gestação em decorrência do parto ou nos primeiros dia de vida , podem também ser de consequências de doenças transmissíveis ou crônicas , perturbação psiquiátricas , desnutrição , abusos de drogas , traumas ou lesões .
Segundo nossa legislação o significado de deficiência encontra-se no decreto 3298 que se refere : “ Art. 3…: - Para os efeitos deste Decreto, considera-se: I - Deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;”
2.2 Tipos de deficiências
A pessoa portadora de deficiência pode ter deficiência única ou múltiplas. Por esse motivo existem vários tipos de deficiência ,elas são divididas em quatro principais grupos que são : deficiência visual, deficiência motora, deficiência auditiva e deficiência mental.
2.2.1 Deficiência visual
A deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos , não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida através de lentes e tratamentos ou cirurgia .As causas dessa deficiência pode ser congênitas ou adquiridas.(Sá, 2007).
2.2.2 Deficiência motora
A deficiência motora é uma disfunção física ou motora a qual poderá ser de carácter congênito ou adquirida , esta disfunção atingira a pessoa em sua mobilidade . Esse tipo de deficiência pode decorrer por causa de lesão neurológica , neuromusculares , ortopédicas ou de mal formação .
2.2.3 Deficiência mental
Podemos nos referir como deficiência mental como problemas que ocorre no cérebro e levam a um baixo rendimento, mas ano afetam outras partes celebrais. Dentro desta existem vários graus de deficiência mental ,como as seguintes.(Gomes,2007)
Grau profundo que são de grandes problemas sensório-motores e de comunicação. Grau grave/severa necessitam de proteção e ajuda, pois sua autonomia é muito pobre apresentam problemas psicomotores , sua comunicação é primária. Grau moderado/médio são capazes de adquirir hábitos de autonomia pessoal e social , apresentam desenvolvimento motor aceitável . E de grau leve/ligeira essa pessoas podem fazer tarefas um pouco mais complexas , sua aprendizagem é lenta, apresentam atrasos mínimos nas áreas perceptivas e motoras .( Gomes, 2007).
2.2.4 Deficiência auditiva
A deficiência auditiva consiste na perda total ou parcial da capacidade de ouvir , é confundida com a surdez. Esta deficiência é adquirida , ou seja, é quando a pessoa nasce com a audição perfeita e a perde por causa de lesões ou doenças.
A deficiência auditiva se divide em outros grupos como deficiência auditiva sensório-neural que é perda de audição neurossensorial que pode vir de um problema hereditário , esta perda pode variar entre ligeira e profunda. Deficiência auditiva mista esta ocorre há alteração no caminho do som até o nervo auditivo e quando a perda auditiva tanto condutivas como neurossensoriais. Deficiência auditiva central é aquela que ocorre uma alteração nas vias centrais da auditiva e essa deficiência vem de problemas no caminha de processamento das informações no sistema nervoso central.
2.3 Acessibilidade
Conforme a Lei Federal nº 10098 de dezembro de 2000 e o Decreto nº 5296 de 02 de dezembro de 2004, relacionam a acessibilidade com espaços , mobiliários e equipamentos urbanos e estabelece normas gerais e critérios básico para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiência participem de atividades que incluem o uso de produtos , serviços e informações. O ambiente também é essencial para melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, tanto na cidade com no campo. E a termologia acessibilidade é a qualidade do que é acessível , portanto que tem acesso fácil.
...