A Racionalização Administrativa Para a Potencialização Operacional das Organizações Militares do Exército Brasileiro
Por: Finatto2611 • 11/10/2021 • Ensaio • 712 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
( Continuação do Fichamento Cruzado…………………………………….../)
MINISTÉRIO DA DEFESA[pic 1]
EXÉRCITO BRASILEIRO
ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS DAS ARMAS
CURSO DE ADJUNTO DE COMANDO
[pic 2]
[pic 3]
FICHAMENTO CRUZADO
NOME COMPLETO: Fábio André Finatto GRAD: S Ten
GRUPO DE TRABALHO: 12 TURMA: 09 DATA: 01/10/21
TEMA DO ENSAIO: A racionalização administrativa possibilitando a ampliação da capacidade operacional das Organizações Militares do Exército Brasileiro.[pic 4]
REFERÊNCIAS: EB20-MF-10.101: Diretriz do Comandante do Exercito 2019. 1. Ed. Brasilia, 2019, Portaria n° 295-EME, de 17 de dezembro de 2014.
FICHAMENTO: [pic 5]
Este estudo visa analisar as possibilidade de reestruturação dos encargos administrativos nas organizações militares do Exército Brasileiro buscando contribuir para o pleno emprego dos efetivos em suas atividades finalísticas. Para cumprir o objetivo desta pesquisa, estudou-se os princípios da administração pública, a forma de administração em ambientes militares, a proposta de racionalização administrativa do Exército Brasileiro e sua interação com o ganho de capacidade operacional na medida que as organizações se estruturam e gerenciam suas atividades fins e meio.
Nesse sentido, a administração das OM do Exército Brasileiro (EB) é um encargo que impacta diretamente na manutenção de sua capacidade operativa e seu poder de combate.
No contexto da racionalização e implantação de estruturas administrativas comuns a várias unidades, definidas pela Portaria n° 295-EME, de 17 de dezembro de 2014, e consubstanciada no Plano Estratégico do Exército 2020-2023, a estruturação em bases regionais tem-se se mostrado uma opção quanto a execução de atividades administrativas comuns e quanto a desonerar Organizações Militares Operacionais (OM Op) de tais encargos.
A Adm Militar, já existente, necessita passar por um processo de reformulação ou modificação, em virtude de não estar realizando o seu objetivo, eficiente e economicamente. Este processo visa investigar as causas e analisar os fatos e as circunstâncias da inoperância ou da ineficiência; que pode ser traduzida simplesmente em um atraso evolutivo, e elaborar as normas, os meios e os métodos para corrigir as falhas e eliminar os defeitos.
A eficiência de uma organização está diretamente relacionada a sua capacidade administrativa de produzir resultados maiores com o mínimo de recursos. Este objetivo e um fator norteador da concepção estratégica do EB e do processo de transformação em andamento, buscando o eficiente emprego de técnicas e práticas administrativas para melhorar sua capacidade operacional.
...