A indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta
Por: Rosemeri Machado Vicente • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.266 Palavras (10 Páginas) • 220 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo de apoio semi - presencial Castro – PR
Curso: Administração / Turma Adm10
Teorias de Administração, Economia.
DESAFIO PROFISSIONAL “A indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
Tutor: Profª Mônica Satolani e Profª Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Nome: Rosemeri Machado Vicente de Paula
RA: 1700310372.
Castro 26 de setembro de 2015.
SUMARIO
- Introdução
- Desenvolvimento
- Organograma
- Contabilidade
- Gerência Industrial
- Conclusão
- Referencias e fontes de pesquisa
1 - INTRODUÇÃO
No mundo atual, a grande preocupação do mundo empresarial é à sucessão em cargos de liderança, em crescimento do profissional ao empresarial.
Esse fato tem ocorrido muito entre que seus principais lideres tende a ser os familiares. Empresas familiares têm como característica principal a presença do fundador. Este, sempre presente, é o responsável pela tomada de decisões o problema é que a grande maioria das decisões é tomada com base no emocional e intuitivo isto é sempre pensando na família. Nesse caso, há necessidade que o espírito empreendedor do fundador (principal) faz com que a empresa cresça rapidamente. O único problema há quando surge a necessidade da troca de comando da empresa eis que ai acontece o processo de transição e que pode ser bom ou ruim de acordo com quem vai gerenciar. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, tanto para os funcionários, quanto para empresa, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até declarar falência.
Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes frente aos desafios que surgiram pela frente. . Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, nem traga prejuízos para a empresa, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Contudo, o programa de capacitação só será eficaz se for planejado e se todos tiverem consciência de sua importância isto é, planejar, analisar para que se possa garantir sua continuidade.
Neste trabalho estudamos todos os ramos da empresa Indústria de Bebidas Pira. E com os dados informados, mostramos uma proposta para os futuros gestores. Levando em consideração que o proprietário Dr. Joao está se aposentando e no qual ira passar a empresa para que seus filhos assumam as totais responsabilidades, a empresa já existe a alguns anos e ambos tem conhecimento das dificuldades e também do sucesso da mesma.
2- DESENVOLVIMENTO
A Indústria de Bebidas está passando por uma fase de mudanças e adaptações, tendo foco, no melhoramento e no contínuo oferecimento de produtos e serviços de qualidade para todo Brasil. Com a saída do presidente geral o Dr. João, cabe a nós colaborar com a organização e solução dos problemas identificados. O Dr. João sempre conduziu a empresa, porém sentindo o peso da idade, decidiu se aposentar no qual transferiu suas responsabilidades para seus filhos Paulo e Iran. O que facilita para a organização da Industria de Bebidas Pira, é que os irmãos Paulo e Iran trabalham juntos e desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa. Numa empresa de grande porte como a Indústria de Bebidas Pira sem dúvidas alguma, tem-se que contratar novos gestores para administração e organização da empresa. Considerando que nenhum dos irmãos são formados e de que as mudanças são a curto prazo, isso tem que ser feito de imediatamente, pois não temos tempo para que um dos irmão se forme profissionalmente para assumir a empresa, e pelo que o texto passa não havia neles o tal interesse em administrar a empresa e sim somente trabalhavam ali porque era um negocio de família. Na verdade quem administrasse a empresa devia abrir alas para novos talentos gerenciais que gostem e estejam se formando para essa função no qual ia poder colocar novas ideias e gestões novas.
3 - ORGANOGRAMA
Com o básico conhecimento que Paulo e Iran tem na empresa, é de extrema urgência a aprimoração de novos Gestores, pois eles mesmos não conhecem as rotinas da empresa. Para melhor administração e funcionamento da empresa, teremos que contratar pelo menos uma pessoa já formado em administração de empresa para desempenhar o papel principal e dar novas ideias e ampliar as metas da empresa, e com isso Paulo de Iran tentarem correr atrás do tempo perdido e se empenhar em auxiliar e cooperar com o novo administrador para que futuramente eles possam entender e compreender como administrar uma empresa. Umas das principais metas de uma empresa é usar das tecnologias do mundo atual para reduzir ate a mão de obra, na maioria das vezes com um equipamento mais moderno não há necessidade de tantas pessoas trabalhando com isso acelera a produção, reduz os gastos e aumentará os lucros. O Dr. João como já era uma pessoa mais idosa não tinha em mente a modernização e com isso as vezes a empresa passava por dificuldades mesmo sendo uma empresa antiga e bem conhecida, nas pessoas mais velhas há o medo de investir e ter prejuízos fazendo então com que se mantenha num grau de estabilidade e se a empresa esta estável, o funcionário também tende a ser estável fazendo com que a empresa na maioria das vezes possa pagar só a o salário e não tenha condições de implantar benefícios para o trabalhador.
Não de deve esquecer também que uma empresa não é só administrar, e sim e ter pessoas responsáveis por compras, caixa, sistema interno, fluxo de caixa, despesas, atendimento ao cliente e também ao funcionário. Então se deve formar uma equipe que possa exercer todas essas funções entre outras dentro das empresas, entre elas análise de contas de bancos e contas do balanço patrimonial (relacionados a contas a receber), analisarem e executar as atividades relacionadas ao equacionamento do caixa, contas a pagar e a receber, controles dos adiantamentos, fundos fixam e despesas com viagem e conciliação bancária e contábil, fazer análise de crédito e cobrança, realizar conferência de notas fiscais, lançamento no sistema, lançamento em banco, conferência de pagamentos, atendimento aos clientes e fornecedores, recebimento de malote e arquivo. Custos; Será responsável por realizar trabalho de conciliação de estoque e contabilização da prestação de conta no processo de importação, analisar a variação do custo, apurar o resultado gerencial de todas as empresas do grupo, analisar as alterações de orçamentos, propor melhorias no processo com o objetivo de aprimorar o controle, conferir os lançamentos no sistema e os saldos de estoque e compras mensalmente, conferir o input de dados para garantir a integridade das informações, fazer o levantamento e valoração de inventário mensal, fazer a conciliação e calcular os custos reais de materiais, fazer orçamento de produtos ou acessórios de manufatura e revenda, comparando-os com pré-cálculos baseados nos planos de fabricação, realizar mão de obra, padrões e oscilações do mercado superior, para constatar as causas dos custos altos ou baixos, determinar, por estimativa, o preço da venda dos produtos, analisar a apropriação dos valores de receita e despesas por projeto, quanto a classificação de centro de custo, natureza origem e aplicação do gasto, adequar e informar visando atender a política de custo gerencial, através do sistema e relatórios corporativos, ser responsável por compor a receita mensal, de acordo com legislação contábil e política da gestão gerencial, além de fazer análise dos valores custeados, através do suporte evolução físico financeira por projeto, fazendo todo o registro de informações no sistema e na divulgação.
...