ATPS - Gestão do Conhecimento
Por: pauloatras • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
ANO
2015
1 Introdução:
Eventos como os jogos olímpicos, despertam em cada um, a perspectiva de dar o melhor de si, portanto, deve se estabelecer os pontos cruciais a serem analisados buscando elementos que beneficiem o nosso atletismo como um todo e sirva de exemplo para os demais esportes em nosso país.
Analisando os fatores principais desse evento desenvolvemos uma busca através de meios de pesquisas, métodos de aprimoramento para compreendermos quais são os pontos fortes e fracos que iremos nos deparar no setor esportivo frente as oportunidades, as ameaças, estabelecendo desta forma as metas e trabalhando em equipe para se alcançar os objetivos que temos em comum nesta campanha dos jogos olímpicos.
É fundamental fortalecer o nosso comitê olímpico, obtendo desta forma uma campanha alinhada e organizada para o País, agindo com comprometimento com o esporte, tal medida será imprescindível para a interação dos membros dos comitês e dos atletas estimulando os seus valores e, maiormente a importância da capacidade e disposição da estruturação necessária para se obtiver resultados positivos neste evento competitivo.
Também é imprescindível que recrutemos imediatamente novos talentos esportivos ocultos por todo este imenso país e que poderão vir a ser um grande potencial para o esporte olímpico. Como os recursos são limitados e o tempo é pouco, é necessário que se analise soluções criativas para que sejam disponibilizados métodos e aparelhos eficientes para os treinos, não deixando de serem compatíveis com os recursos disponibilizados ao comitê.
2 Desenvolvimento
Bom, conforme as informações mencionadas acerca da dificuldade que as esquipes devido a barreiras culturais, semânticas etc, tem de se integrarem e desta maneira compartilhar experiências e ideias, tem sido verificado que uma disseminação mais abrangente do conhecimento tácito de treinadores, comissão técnica, atletas, ou seja, os profissionais envolvidos no atletismo, poderiam ajudar de forma significativa na evolução do atletismo olímpico brasileiro. Por meio do intercâmbio de experiências e diversos pontos de vista podemos desenvolver e muito o nível das equipes, mantendo em mente que o intercâmbio de experiências e informações não é uma divisão do conhecimento em si, e sim uma multiplicação, onde aqueles que disseminam seus conhecimentos tácitos, receberão também novos conhecimentos através de outros, valorizando assim a integração e a troca de experiências. O método ideal para essa teoria seria a criação de jogos mistos, onde poderíamos formar equipes de amadores e profissionais para que competissem entre eles, tendo assim a socialização, oportunizando interação, observação e uma troca de experiência. Após essa etapa, o “gelo” estaria quebrado, facilitando a comunicação entre as várias delegações esportivas.
Já entre as comissões do atletismo, creio que o ideal seria que primeiramente se disponibilizasse palestras, onde técnicos e atletas de destaque pudessem compartilhar seu conhecimento tácito através da externalização, disponibilizando ao final da palestra tempo para dúvidas e troca de informações dos demais participantes. Após essas palestras, onde se disseminaria diferentes pontos de vista e experiências, seria interessante fazer uma Brainstorming (reunião criativa) auxiliando na externalização do conhecimento tácito e insights criativos de cada colaborador das comissões esportivas, apresentando os seguintes temas:
Principais dificuldades das comissões: Essa pauta servirá para uma melhor analise dos problemas que as comissões encaram e se eles se assemelham entre elas, buscando assim pontos de vista diferentes de possíveis alternativas para um melhor aproveitamento de cada setor.
Melhorias possíveis em ginásios destinados ao esporte; disponibilizando ideias de quem, utiliza esses espaços e conhece todo o treinamento necessário para os diversos segmentos esportivos, e que proporcionariam um melhor aproveitamento e evolução esportiva Brasileira.
Soluções criativas sustentáveis no esporte: Nessa pauta, seriam discutidas diferentes ideias para criação de novos aparelhos que viabilizassem o aproveitamento de matérias recicláveis, tornando assim mais acessível e de menor
...