Apresentamos a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila)
Por: diogospmiranda • 9/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.850 Palavras (8 Páginas) • 336 Visualizações
Introdução
Apresentamos a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), que fica localizado no antigo aterro do lixão, existe a 08 anos e até hoje está gerando renda para as famílias, o tema a ser apresentado é sucata: Uma fonte de receita, como também mostraremos a eles utilizam os materiais recolhidos, que tipo de projetos são desenvolvidos para que se mantenha as famílias que fazem parte desta cooperativa.
Apresentaremos também os envolvidos, os lideres, as parcerias formadas e os projetos. Porque, o que para nós parece ser lixo para eles são aproveitados e geram renda para as famílias.
Vila Emater
A Vila Emater II também conhecida como “favela do lixão” existe há mais de 20 anos no bairro de Jacarecica e cresceu no entorno do antigo lixão de Maceió. As famílias são marcadas pela excessiva pobreza, esquecidas pelo poder público, moram em barracos, sem água encanada, o saneamento básico precário e tem que se deslocar para outros bairros ter os serviços de saúde e educação.
A Creche Herbert José de Sousa era o único equipamento social na região e a principal conquista dos moradores. Foi construída através de vários mutirões iniciados em 2001 e liderados pela Associação dos Moradores da Vila Emater II (Asmove), com o apoio do Fórum Lixo e Cidadania, do Ceasb e UNICEF.
Porém, em fevereiro de 2014, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) transferiu a unidade de ensino para a parte de baixo do bairro, distante das residências e do trabalho, o que causou transtornos e acidentes no percurso que é de difícil acesso.
A Associação de Moradores da Vila Emater II (Asmove) conquistou a doação de parte do terreno(51.410,71m2) denominado Campo das Palmáceas, pertencente ao Estado de Alagoas, localizado no bairro de Jacarecica. Porém, o desmembramento ainda não foi registrado e a área vem sendo ocupada por grileiros, sem que o Estado e a Prefeitura façam o impedimento.
Com a regularização da posse da terra, possibilitará a execução do Plano Urbanístico que foi desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), proporcionando a implantação do conjunto habitacional através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Outra importante demanda é transformar a área como Zona Especial de Interesse Social. Todos os(as) cooperados(as) da Coopvila residem nessa comunidade, sonham com a moradia digna e seus direitos respeitados.
Coopvila – Cooperativa dos Catadores da Vila Emater
A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) foi fundada no dia 06 de dezembro de 2008. Tem como princípio investir na preservação ambiental, além de promover a inclusão social e econômica dos(as) catadores(as).
Ao longo da sua trajetória, conquistou parceiros importantes como: o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), Associação dos Moradores da Vila Emater II (Asmove), Petrobras, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), COEP, Unicef, Cáritas, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundo Nacional do Meio Ambiente, Movimento Nacional de Catadores(as) de Materiais Recicláveis (MNCR), Conselho Municipal de Economia Solidária, Governo de Alagoas, entre outros. Também conta com a colaboração de instituições públicas, empresas e condomínios que entregam semanalmente materiais recicláveis.
A Coopvila luta pela efetivação da Política Municipal de Coleta Seletiva em Maceió, para ampliar o número de centros de triagem e adquirir equipamentos de proteção individual (EPIS); além de reivindicar que a Prefeitura realize o pagamento do serviço executado pelas cooperativas de catadores de material reciclável e faça o devido reconhecimento da profissão.
Endereço: Rua Livramento, S/N - CEP: 57038 - 647, Vila Emater, Jacarecica - Maceió/AL
Membros
Atualmente, a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) é composta por 26 catadores de materiais recicláveis, na sua maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió desativado em abril de 2010.
Diretoria
Presidente: Ivanilda da Conceição Gomes
Vice-Presidente: Maria José da Conceição
1ª Secretária: Maria Célia Silva dos Santos
2ª Secretária: Fabiana Maria da Conceição
1ª Tesoureira: Gilvanice Maria dos Santos
2º Tesoureira: Míriam Maria dos Santos
Conselho Fiscal
Titulares: Eliene da Silva, Damiana Maria da Silva e Andreia dos Santos Silva
Suplentes: Samuel Alfredo, Anderson Morais dos Santos e Dorgival de Franca
Atuação Sociopolítica
A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) tem investido constantemente em melhorias de sua infraestrutura e equipamentos; preocupa-se com a saúde e a segurança no trabalho; na capacitação e articulação com outras associações/cooperativas de materiais recicláveis no Estado de Alagoas. Também tem exercido um papel importante no acompanhamento das políticas públicas sobre a inclusão dos catadores.
Confira os espaços de controle social que tem representantes:
§ Acompanha as deliberações do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e participa dos encontros nacionais, a exemplo, do Festival Lixo e Cidadania e do Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis;
§ Integra a Coordenação Estadual de Catadores;
§ Participa do Fórum Estadual de Economia Solidária; § Participa do Conselho Municipal de Economia Solidária;
§ É sócia do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida/Rede Nacional de Mobilização Social (COEP Alagoas);
§ Conta com representantes no Conselho de Acompanhamento do Projeto Cata Mais e do Programa Estadual Alagoas Catador.
§ Foi escolhida para integrar o Conselho Estadual de Economia Solidária (em tramitação), na condição de membro titular, e tornou-se o único empreendimento voltado para o setor de coleta seletiva.
Projetos
Projetos Coopvila Reciclar e Educar
Foi aprovado no edital público do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania em 2013, conta com a assessoria técnica do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb). Tem como objetivos: Fortalecer a gestão coletiva; a organização do trabalho e a ampliação da comercialização da Coopvila; expandir a coleta seletiva com promoção da cultura de participação; promover o intercâmbio de experiências entre os catadores; e contribuir na elaboração da proposta para o Plano Municipal de Coleta Seletiva de Maceió.
...