Atps Matematica Financeira
Por: matheusclemente2 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.309 Palavras (14 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -
MODALIDADE A DISTÂNCIA
ATPS – MATAMÁTICA FINANCEIRA
Camila Cristina Santos - RA7531595022
Elisanete Pereira da Silva - RA7160520973
Ivan Silva Pereira - RA6788423076
Matheus Clemente – RA6991457925
Michele Ap. Brigatti Rodrigues - RA7755668043
Professor Tutor Presencial: Hélio Pedro Jesus
Sumaré – SP
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO -
MODALIDADE A DISTÂNCIA
MATEMÁTICA FINANCEIRA: PRODUÇÃO DE RELATÓRIO
ATPS elaborada para fins de avaliação parcial do Módulo: Matemática Financeira, do curso de Administração de Empresas da ANHANGUERA EDUCACIONAL, sob a orientação do Tutor presencial: Hélio Pedro Jesus.
Sumaré – SP
2014
SUMÁRIO
Introdução 04
Etapa I: Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira e Regime de capitalização Simples e Composto............................................................................................................05-09
Etapa II: Séries de pagamento uniformes - Postecipados e antecipado.............................10-15 Etapa III: Conceito de Taxa a Juros Compostos................................................................16-18
Etapa IV: Sistemas de Amortização Existentes. 19-20
Conclusão 21
Referências Bibliográficas 22
INTRODUÇÃO
O estudo da Matemática Financeira é o ramo da matemática onde estuda a relação do dinheiro com o tempo, calculando onde e como será empregado o dinheiro, visando maximizar o resultado, pois nos dias atuais nenhum projeto é realizado com sucesso sem ter levado em conta todos seus pontos de vista financeiro.
Sendo importante no meio empresarial, a matemática financeira é fundamental na contabilidade estando sempre presente no balanço comercial da empresa, na determinação de valores de impostos, cálculo de folha de pagamento, na elaboração de cálculo trabalhista, fechamento de balancete e muitos outros. Também é utilizado em nosso dia a dia para calcular financiamento de um móvel ou imóvel, tendo a opção de pagamento parcelado, avista ou até mesmo no cartão de credito.
Ao longo dessa ATPS da disciplina de matemática financeira apresentaremos vários cálculos para responder os desafios propostos. Consideramos ainda a importância, conceitos, aplicações e outras informações sobre: capitalização simples e composta, séries de pagamentos uniformes, potenciados e antecipado, taxas a juros compostos e amortização de empréstimos.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTO
A matemática financeira começou como todos os estudos que tem relação à matéria de exata,
Trazendo a incerteza e também medos em seus desafios. Ao termos um pouco mais de conhecimento dos conceitos e benefícios que nos traz, podendo avaliar a importância e também alguns dos benefícios que sua formula vem a nos oferecer.
Podendo efetuar empréstimos, credito direto, tanto para pessoa física ou jurídica e entre outras
Transações financeiras.
Os métodos da matemática financeira nos autoriza a conhecer o custo e o retorno das operações, que tendo esse conhecimento nos permite a programarmos a vida financeira de pessoas físicas e organizações. Junto com a matemática financeira temos os juros, recompensa pelo empréstimo. Ele ocorre porque as pessoas preferem ter um rápido consumo e estão dispostas a pagar um preço por isto.
Nos dias atuais, o risco e a quantidade de dinheiro que são disponíveis hoje no mercado para empréstimos decidem qual será a recompensa, que é conhecida como taxa de juros. Usando os juros simples que se concentra na atenção dos conceitos básicos da matemática, mais quando o percentual de juros caírem apenas sobre o valor do empréstimo é considerado juros compostos que é usado para pagar juros no valor que foi emprestado, mais com uma diferença importante: o valor inicial deve ser corrigido a cada período, tanto para juros simples como para juros compostos a formula, os valores de juros, valor futuro e a capitalização.
Um ponto importante na matemática financeira é o desconto que é entendido como a diferença entre o valor futuro de um título e o valor presente, sendo que o mesmo é negociado antes da data de vencimento.
O desconto do regime de capitalização composto é igual ao regime de juros simples: quer dizer que o pagamento liquida um compromisso antes doa data de vencimento.
Para fazermos o cálculo de capitalização simples, isto é quando a taxa de juros cai sobre o capital inicial, por um determinado período.
Temos a formula:
Valor dos juros simples - J
Valor do montante simples - FV
Valor presente - PV
Cálculo da taxa dos juros simples - i
O regime de capitalização composta, os juros produzidos em um período serão aumentados ao valor principal, e produzirão mais nos próximos períodos formando o chamado "juros sobre juros". A capitalização composta é caracterizada por uma função exponencial, onde o aumento do capital é grande.
Se o capital for mensal isso quer dizer que a cada mês os juros são integrados ao capital para formar novos cálculos no próximo período.
Exemplo: Você pega de sua mãe R$ 1.000,00 para ser pago daqui cinco meses. Se o regime de capitalização for de juros compostos e a taxa a que combinaram for de 10% ao mês, quanto você pagará para sua irmã?
Fn= px.(1+i)n
F1= 1.000x(1.10) =1.100
O valor significa que você deverá pagar para sua irmã daqui1 1 mês R$ 1.100,00,que seria o valor presente
P 1.000,00 mais 10%. Já que o pagamento será feito somente no término d cinco período, o valor F1 deve ser reajustado para o próximo mês.
Exemplo:
F2= 1.100x(1.10) = 1.210
...