Beneficiamento - Relatorio
Por: Mayara Teixeira • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
RELÁTORIO - BENEFICIAMENTO D.R. LING
- Laboratório Nascimento de cores e receita para tingimento.[pic 1]
- Tingimento Onde o tecido adquire cor.[pic 2]
- Acabamento Ultima etapa do processo – padrões de qualidade.[pic 3]
- Estamparia Onde o tecido adquire desenhos personalizados.[pic 4]
FLUXO PRODUTIVO - BENEFICIAMENTO
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]
[pic 19]
[pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23]
[pic 24][pic 25][pic 26]
[pic 27][pic 28][pic 29]
[pic 30]
[pic 31]
[pic 32]
- LABORATÓRIO
O laboratório é o local onde nascem as cores e receitas predominantes para o processo de tingimento (tecido e sem costura). Tem função de desenvolvimento de cor, teste de produto, reconfirmação de receita de processo. As receitas precisam ser testadas antes de ser enviada a produção, pois podem ter uma alteração.
Mistura Química e Auxiliares: Anti-quebradura/Igualizante/Doador de Ácido/Corantes
Teste de Solidez
- Teste de Solidez: Esse teste é responsável pelo grau de solidez da cor escura no excesso da quantidade de corante, que podem levar a saturação da fibra.
- Teste de Friquição: Esse teste é responsável pela friquição das estampas ao tecido, ele assegura a quantidade correta de ligantes para não ocorrer solidez na estampa.
TRICOMIA: A tricomia de cores é responsável pelo surgimento de cores novas através de cores primárias (Amarelo/Vermelho/Azul).
PANTONE: Guia de caminho para criação de cores.
Sugestões: Sala climatizada - (Temperatura não se encontra ambiente)
Treinamento de Especto – (Com o treinamento o próprio programa faria as receitas em menor tempo, evitaria remontas – Tingimento da malha que não ficou padrão, sendo assim o especto faria todo o controle padrão)
- TINTURARIA
- Tinturaria I (Tecidos)
- Tinturaria II (Elásticos)
- Tinturaria III (Sem Costura)
- Tinturaria I (Tecidos) - Processo Descontínuo
Maquinas: Bomval/Brazzoli/Turbo
Processo onde ocorre o tingimento de tecidos pelo o método de esgotamento.
Processos de Preparação
O tecido é posto na hidro-relaxador para que seja feito o relaxamento preciso de retiradas de óleo e para da uma estabilidade no tecido, é feita uma lavagem com água, detergente e anti-quebradura.
Tingimento
O tecido é colocado na máquina para tingimento pelo processo de esgotamento, onde o tecido entrará em contado com a receita responsável pelo o tingimento.
- Processo Produtivo
[pic 33]
[pic 34]
Abridora
O tecido é colocado na máquina abridora para começar o processo de abertura do tecido e desenrola-lo para ser encaminhado para o de acabamento final.
- Tinturaria II (Elásticos) – Processo Contínuo
Processo onde ocorre o tingimento de elásticos sobre uma mistura química de corante, água e auxiliar (Produto anti-estatico – Elástico não ser enrolado). Portanto, para esse processo é usado o método de impregnação, onde a solução do corante é aplicada sobre o a fibra elástica, espremida sobre pressão relativa e passa por uma fixação a vapor.
[pic 35]
Tinturaria III (Sem Costura)
Processo onde ocorre o tingimento da produção dos sem costura. São tingidos na braun com diversos tipos de auxiliares, passando assim por um processo de beneficiamento.
Peças escuras: Adicionado fixador para garantia de cor.
- ACABAMENTO
É uma operação efetuada após a preparação e tingimento, destina-se a tornar o substrato têxtil mais adequado ao fim a que se destinar. A rama é uma máquina responsável pela a passagem de tecido que tem a função de estabilizar a fibra, largura, gramatura, elasticidade, toque.
...