DESAFIO PROFISSIONAL BEBIDAS PIRA
Por: Thatiane Sakalem • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 254 Visualizações
Unidade Campus Marte (MR) - Unibero
Administração
Teoria Geral da Administração
Fundamentos de Economia
Desafio Profissional
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário em que se apresenta.”
Marcelo Moreno (Tutor Presencial)
TATIANA VIEIRA GONÇALVES RA: 9510352809
THATIANE DOS SANTOS DA SILVA RA: 9623486239
LETICIA DOS REIS RA: 9694485931
São Paulo, 16 de Setembro de 2014
Introdução
O mundo está passando por transformações revolucionárias que estão mudando a maneira como as organizações operam e funcionam. Empresas, produtos, serviços e pessoas que não estiverem antenados e plugados nessas novas transformações se tornarão rapidamente obsoletos, e provavelmente, não servirão mais para suas antigas funções.
A tecnologia está funcionando como verdadeiro desestabilizador das instituições em face do forte impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando muito dos problemas e criando situações inteiramente novas que por sua vez trazem problemas novos e diferentes (Idalberto Chiavenato,2005).
À medida que a sociedade industrial evoluiu, a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-las, tais como, buscar excelência operacional que se traduz em produtos de alta qualidade, interação e articulação internas de recursos e competências, participação, envolvimento, engajamento, empowerment, infraestrutura tecnológicas com base para operações e informações, foco no mundo dos negócios, em que se situam clientes, fornecedores e concorrentes, foco em competências e resultados (Idalberto Chiavenato,2014). Focando também a parte econômica, buscando a maximização dos lucros, satisfação dos consumidores, equilíbrio de mercado, análise em receitas e custos marginais (Alfred Marshall – 1842-1924). Buscar saber que produto produzir e quanto produzir preocupando-se também com a escassez dos recursos ou fatores de produção.
Sendo assim, o gestor tem que desenvolver habilidades e competências que possibilitem a visão do sistema como um todo abrangendo todas as áreas dentro e fora de uma empresa, ou seja, ter visão do ambiente interno e externo.
Objetivo
Este desafio tem como objetivo buscar as melhores habilidades e competências em um gestor que possa desempenhar da melhor maneira possível a função que o Dr. João exercia dentro da indústria de bebidas Pira, baseando-se nas Teorias da Administração e Economia.
Competências e Habilidades do Gestor
Competências e Habilidades Deficitárias
Argumentos para as competências e habilidades deficitárias de Paulo e Iran
Visão Global - Paulo e Iran precisam aprender a inteirar-se mais no mercado global aprimorando assim sua visão geral.
Liderança - Iran e Paulo têm liderança porém necessitam aprimorar essa habilidade para que possam ocupar o cargo máximo da empresa.
Estabelecer prioridades - Paulo quer resolver os problemas mas não consegue estabelecer prioridades.
Motivar funcionários - Iran não se preocupa em incentivar os funcionários para melhorar o desempenho no trabalho.
Qualificação - Paulo e Iran têm experiência dentro da empresa mas não para ocupar o cargo do Dr. João pois desempenhavam outras funções, e devem se preparar buscando qualificações profissionais, aprimorando assim suas habilidades para executar funções especificas de um gestor.
Repassar conhecimento - Iran tem que repassar informações de forma clara e objetiva para seus funcionários desempenharem suas funções de forma qualificada e eficiente.
Controle emocional - Iran tem dificuldades em controlar a emoção por isso deve controlar a impulsividade refletir de agir, ser ponderado com isso pode obter um maior controle emocional.
Prever futuros gastos - Paulo e Iran tem dificuldades em prever futuros gastos e devem aprimorar essa qualidade tentando se antecipar à determinada situação que possa gerar gastos para empresa.
Flexibilidade - Iran não tem tanta flexibilidade na sua área de atuação. Para melhorar ou aprimorar deve ouvir mais opiniões de outras pessoas e aceitar que essas opiniões ou ideias podem ser melhores ou mais adequadas para determinada situação.
Experiência anterior - Paulo e Iran nunca ocuparam um cargo no nível de gestor e sempre trabalharam na mesma empresa por isso não possuem experiências anteriores
Preparar-se com imprevistos - Iran trabalha na base do palpite e da intuição e deveria buscar soluções tomando como exemplo grandes empresas para resolver os imprevistos.
Controle sobre os gastos - Iran deve se preocupar com a parte financeira, não visando somente a produção
Fiscalizar funcionários e fornecedores - Paulo precisa fiscalizar melhor os fornecedores e funcionários para obter melhores resultados
Estabelecer regras - Paulo deve se preocupar em estabelecer regras claras e objetivas
Trocar informações entre os setores - Iran deve interagir mais entre os setores
Resolver conflitos internos - Paulo não se mostra apto a resolver conflitos que possam surgir na empresa.
Por que escolher um novo Gestor?
De acordo com Frederick W. Taylor (1856-1915), a ênfase nas tarefas representa a preocupação com as operações e tarefas à serem
...