Departamentalização por clientes
Por: suelen_7 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 6.031 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
ANGÉLICA SANTANA
DÉBORA MENDES
SUELEN DA ROCHA
DESENHO DEPARTAMENTAL: POR CLIENTES
Salvador - BA
2014
ANGÉLICA SANTANA
DÉBORA MENDES
SUELEN DA ROCHA
DESENHO DEPARTAMENTAL: POR CLIENTES
[pic 2]
Salvador - BA
2014
Sumário
Introdução 4
O que é e características..............................................................................................5
Vantagens e Desvantagens 6
Principais usos e aplicações 7
Conclusão.....................................................................................................................8
Referências Bbliográficas.............................................................................................9
Introdução:
A departamentalização surge á partir da necessidade das empresas, quando as mesmas, tornam- se maiores, necessitando-as á realizar uma divisão/ agrupamento de tarefas por unidades organizacionais. Esta divisão surge á partir de um critério específico de homogeneização, ou seja, as funções são atribuídas nestas unidades a partir das semelhanças de conteúdo entre si. Sendo que, departamento refere-se á uma área, divisão de uma empresa, pelo qual um administrador possui autoridade para o desempenho de atividades específicas.
A departamentalização pode ser também chamada de desenho departamental. Em geral, as organizações podem apresentar vários tipos de departamentalização, á ser determinada á partir de critérios específicos como: á produção de um tipo específico de produto, ou então, ser voltado para uma determinada área geográfica, ou atender a um tipo específico de cliente, dentre outros.
Em especial, iremos tratar a respeito deste último, tendo como base os consumidores, usuários ou clientes, ou seja, a departamentalização por clientela, procurando retratar suas características, usos, vantagens e desvantagens, como poderá ser visto á diante.
1. O que é as suas características
Departamentalização por Clientes
Conceito
É aquela pela qual agrupa as atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado. Ou seja, a partir das características dos clientes, como idade, sexo, nível socioeconômico, hábitos de compra, sendo estes, a base para esta estrutura, e tendo como ênfase o consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização, para que este seja atendido da melhor forma possível.
Exemplo de Departamentalização por clientela[pic 3]
Características
- O produto ou serviço deve ser ajustado e adaptado ao cliente: ou seja, de acordo com as suas necessidades;
- Divisão das unidades organizacionais: significa dizer, que cada divisão deve servir a um tipo de cliente diferente, quando estes, requerem métodos e características de vendas diferentes;
- Extroversão administrativa: ou seja, é ajustado de acordo ás demandas externas sobre a organização.
1.1 Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Foco no cliente: pois a satisfação do cliente é o aspecto principal da organização, e a departamentalização por cliente é a abordagem mais extrovertida, ou seja, mais preocupada com o cliente do que consigo mesma.
- Permite à organização concentrar seus conhecimentos e habilidades sobre as necessidades e exigências dos clientes, usuários e consumidores.
- Produtos e serviços adaptados ao cliente: pois o cliente é mais importante do que os produtos ou serviços, e desta forma, os mesmos devem ser adaptados a ele principalmente quando os clientes podem ser indivíduos, organizações ou o próprio governo.
- Permite ao funcionário se transformar num perfeito conhecedor do cliente: pois o mesmo passa a conhecer o perfil do cliente conseguindo identificar suas preferências e o produto mais procurado.
- As decisões internas são rapidamente tomadas através do retorno proporcionado pelos clientes: ou seja, se ocorrer uma deficiência em uma linha de um determinado produto, facilmente será percebida e solucionada.
- Assegura reconhecimento rápido e contínuo aos diferentes tipos de clientes;
Desvantagens
- Pode existir dificuldade de coordenação: devido á gerência dos departamentos por cliente, exigir em boa parte das vezes, um tratamento especial para cada tipo deles;
- Torna a administração mais complexa: pois os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes tipos de cliente;
- As demais atividades da organização podem tornar-se secundárias: como exemplo, a produtividade e finanças, devido à preocupação exclusiva pelo cliente.
- Os demais objetivos da organização como eficiência, lucratividade podem ser +-deixados de lado ou mesmo “sacrificados” em função da satisfação do cliente;
- Todo processo decisório depende das decisões do cliente: desta forma, fica difícil reduzir a incerteza deste ambiente externo, prejudicando o planejamento do negócio ou mesmo a visão do futuro da empresa.
1.2 Principais usos e aplicações
É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e a necessidade do cliente, permitindo a especialização dos vendedores sobre o produto que vende.
É bastante utilizada na área de vendas, á exemplo as lojas de departamentos, pela qual podem ter uma seção para o grupo dos catorze aos vinte anos, uma seção para gestantes ou uma seção de roupas masculinas sociais, além dos departamentos para bebês e crianças. Lojas de varejo, como supermercados e hipermercados, também são outros exemplos.
...