Distrito Administrativo
Por: kozudo • 11/3/2018 • Seminário • 6.090 Palavras (25 Páginas) • 161 Visualizações
Gustavo Barchet - Direito Administrativo
Curso de Resolução de Questões da FCC
Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região/2008
36 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) A revogação do ato administrativo
- ocorre quando, sendo o ato ilegal, não mais convir à Administração a sua existência.
- é sempre feita pelo Poder Judiciário.
- ocorre quando, sendo o ato legal, não mais convir à Administração a sua existência.
- ocorre desde que, a pedido do administrado o qual se sinta lesado.
- tem efeito retroativo, voltando no tempo até à data da sua expedição.
37 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) O ato administrativo discricionário pelo qual a Administração Pública outorga a alguém, que para isso se interesse, o direito de realizar certa atividade material que sem ela lhe seria vedada, caracteriza a a) autorização.
- licença.
- concessão.
- permissão.
- aprovação.
38 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Encontrando-se entre os poderes administrativos, o poder discricionário é
- a faculdade de que dispõem o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos, de explicar a lei para a sua correta execução.
- a liberdade que o administrador tem para decidir de acordo com a sua consciência, mesmo que a decisão seja contrária à lei.
- o que a lei confere à Administração para a prática de ato de sua competência determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.
- o de que dispõe o Poder Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos e de ordenar e rever a atuação dos seus agentes.
- o que o Direito concede à Administração para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha da sua conveniência, oportunidade e conteúdo.
39 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Considerando a responsabilidade civil do Estado e a aplicação da responsabilidade objetiva, é correto afirmar:
- Se o dano for causado por omissão e não por ação do agente, o Estado não está obrigado a reparar o dano ou de indenizar o terceiro prejudicado.
- O Estado só responderá por danos causados pelos seus agentes a terceiros, se provado que aqueles agiram com dolo ou culpa.
- O Estado responderá pelos danos causados a terceiros se decorrentes de fenômenos da natureza ou provocados por terceiros, porque a responsabilidade civil é objetiva.
- A culpa da vítima, mesmo que exclusiva, não exclui a responsabilidade civil do Estado, porque essa é objetiva.
- As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que os seus agentes, nessa qualidade,causarem a terceiros, independentemente da prova de culpa no cometimento da lesão.
40 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) O controle administrativo da Administração Pública é
- exercido pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.
- o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública exerce sobre sua própria atuação.
- exercido pelo Ministério Público por meio da ação civil pública.
- exercido pelo Poder Judiciário por meio de ações judiciais.
- uma forma de controle externo.
41 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) Para fins da Lei no 8.112 de 11/12/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União,analise:
- A reintegração é a reinvestidura de servidor no cargo anteriormente ocupado, ou em cargo vago,quando invalidada a sua demissão, desde que por decisão judicial, com ou sem ressarcimento de vantagens.
- Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado, sendo que a reversão por invalidez ocorre quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.
- O retorno à atividade de servidor em disponibilidade pode ser feita mediante aproveitamento ou substituição em qualquer cargo, com atribuições e vencimentos a critério da Administração.
- O estágio probatório ficará suspenso, dentre outros casos, durante certas licenças e afastamentos para serviços em organismo internacional de que o Brasil participe ou coopere, e será retomado a partir do término do último impedimento.
Nesses casos, APENAS são corretos:
- I, III e IV.
- II e III.
- I e IV.
- II e IV.
- I, II e III.
42 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) É certo que, a ajuda de custo do servidor público federal será calculada sobre a sua remuneração, conforme dispuser em regulamento,
- não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses.
- devendo ser fixada no valor de 15 (quinze) a 45 (quarenta e cinco) dias.
- não podendo exceder a importância correspondente a 4 (quatro) meses.
- devendo ser fixada no valor de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias.
- não podendo exceder a importância correspondente a dois meses.
43 (Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF 5° Região /2008) De acordo com a Lei no 9.784/99, considere:
- Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão dificultar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
- Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que seja interessado ou não, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.
- Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
- Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória à representação, por força de lei.
É correto afirmar que, perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, o administrado tem os direitos apontados APENAS em a) I e IV.
...