EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO DOS MODELOS SÓCIO-AMBIENTAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Por: Leonardo Freitas • 6/2/2017 • Trabalho acadêmico • 4.512 Palavras (19 Páginas) • 397 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO DOS MODELOS SÓCIO-AMBIENTAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Adilson Chaves
Adilson Chaves
Alex Leal Dantas
Leonardo Henrique Silva de Freitas
RESUMO
Em razão de haver grande resistência no que diz respeito às análises ambientais e em razão da falta de capacitação dos profissionais da educação, há a necessidade da implantação da educação ambiental no sistema educacional brasileiro, de maneira que todos se engajem efetivamente, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. Frente às questões ambientais que o mundo enfrenta, é de grande importância que as futuras gerações tenham em seus currículos escolares a inserção da visão ambiental, pois a escola é o lugar mais adequado para que isso aconteça de forma processual. Este artigo de revisão de literatura almeja demonstrar que conhecer os conceitos referentes à Educação Ambiental, bem como estudar seu histórico traz uma visão abrangente e atual dos principais problemas ambientais, contribuindo para que se implantem no ambientes escolares formas de sensibilizar alunos, professores e funcionários.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Escolas; Capacitação; Docentes.
ABSTRACT
Because there is great resistance with regard to environmental analysis and due to the lack of training of education professionals, there is the need for the establishment of environmental education in the Brazilian educational system, so that everyone Engage effectively in order to improve the quality of life of the population. Faced with the environmental issues facing the world, it is of great importance that future generations have in their school curricula the inclusion of environmental vision, because the school is the most appropriate place for this to happen procedurally . This literature review article aims to demonstrate that they know the concepts related to environmental education and study its history provides a comprehensive and current view of the main environmental problems , helping to implant at school ways to sensitize students, faculty and staff.
Keywords: Environmental Education; Schools; Training; Teachers.
1 INTRODUÇÃO
Diante da atual realidade, cercada por gravíssimos problemas ambientais, causados na grande maioria das vezes pelo próprio homem, faz-se latente a necessidade da inclusão da educação ambiental no sistema educacional brasileiro.
É necessário que haja uma conscientização em relação aos cuidados que devemos ter com o meio-ambiente desde o início da vida escolar, pois só assim pode-se mudar a cultura do capitalismo a qualquer preço, empresas que visam o lucro, mesmo que pra isso destruam a natureza, essa questão do “capitalismo selvagem” é a principal causa dos problemas ambientais, entretanto pequenas ações da população podem ao menos minimizar essa situação.
Algumas escolas atualmente realizam projetos de educação ambiental a partir de uma única disciplina no currículo, outras a partir da integração de duas ou mais disciplinas, há aquelas que executam tais projetos de modo integrado ao projeto político pedagógico, há também escolas que trabalham projetos de educação ambiental a partir de questões socioambientais relacionadas aos conteúdos disciplinares, uma parcela atua na área ambiental através de uma atuação conjunta entre professores, alunos e comunidade, existem as que atuam sob o enfoque dirigido a solução de problemas, por fim há as que escolhem um tema gerador para ser trabalhado de maneira interdisciplinar, no entanto o fato é que os percentuais de cada estrutura citada são pouco expressivos, para ampliar a atuação do sistema educacional na área em foco, diversas instituições realizam eventos de formação de professores especificamente relacionados à educação ambiental.
O objetivo deste artigo é sugerir a inclusão de uma matéria específica no currículo escolar, referente aos cuidados ambientais, sendo este o objetivo específico, para que a partir dessa conscientização educacional, formem-se cidadãos mais sensíveis em relação à questão ambiental, atingindo-se então a partir daí o objetivo geral, qual seja: minimizar os danos causados ao meio-ambiente, tanto pelas empresas, quanto pelas famílias, a fim de que haja uma recuperação gradual dos problemas já existentes, em vez do seu agravamento, apesar de saber-se que boa parte desses danos já são irreversíveis.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao longo dos séculos, a humanidade desvendou, conheceu, dominou e modificou a natureza para melhor aproveitá-la. Estabeleceu outras formas de vida, e, por conseguinte, novas necessidades foram surgindo e os homens foram criando novas técnicas para suprirem essas necessidades, muitas delas decorrentes do consumo e da produção (SANTOS; FARIA, 2004).
O meio ambiente está em evidência, precisa-se aprender mais sobre ele para ajudar a melhorar o espaço em que vivemos. Criar novos meios de planejar e organizar este espaço, não nasce de um dia para o outro; criando uma educação ambiental dentro das instituições educacionais, podemos ter um elevado índice de conscientização sobre meio ambiente, indo do seu princípio, até os meios empresariais.
Segundo (CARVALHO, 2006) a Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a má distribuição do acesso aos recursos naturais, assim como ao seu esgotamento, e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas (CARVALHO, 2006).
A preocupação com o meio ambiente aumenta em demasia, as empresas preocupam-se, pois além de prejudicar a sua imagem com os consumidores e de perder valor no mercado, poderão, ainda, sofrer uma penalidade se cometer alguma infração contra o meio ambiente.
Somente desta maneira é que se torna possível acreditar na possibilidade de mudar condutas e valores e, assim, formar pessoas que, através da disseminação de suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionar-se com o mundo e seus recursos naturais e também com as outras pessoas (SCHIKE, 1986).
A educação ambiental ganhou notoriedade com a promulgação da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu uma Política Nacional de Educação Ambiental e, por meio dela, foi estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira. A lei 9.765/99 precisa ser mencionada como um marco importante da história da educação ambiental no Brasil, porque ela resultou de um longo processo de interlocução entre ambientalistas, educadores e governos (BRASIL, 1999).
...