Economia e Aplicações á Contabilidade
Por: nataliateles • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.050 Palavras (17 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
UNICE – ENSINO SUPERIOR
IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA
PÓS GRADUÇÃO EM MBA AUDITORIA E CONTROLADORIA – TURMA IV
Tema do trabalho: De acordo com os ensinamentos aqui colocados sobre Gestão e Auditoria Social e Ambiental, de que forma você enxerga esses assunto para a sustentabilidade das empresas num mercado de extrema competitividade? Sua empresa já despertou de alguma forma, para a importância desse tema quanto a agregação de valores dos seus produtos e serviços? Em caso positivo, quais os resultados obtidos junto aos consumidores? (Trabalho digitado com introdução, desenvolvimento e conclusão, com embasamento teórico e construído com suas próprias palavras, e dentro das normas da instituição.)
ÂNGELA DE ALMEIDA OLIVEIRA
FORTALEZA – CE
2016
ÂNGELA DE ALMEIDA OLIVEIRA
TRABALHO, apresentado à UNICE – Ensino Superior IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza como nota parcial para obtenção do titulo de especialista em Auditoria e Controladoria, Disciplina Auditoria e Gestão Social e Ambiental, sob a orientação do Prof. Dr. e Me. Francisco Alves.
FORTALEZA – CE
2016
Tema do trabalho: De acordo com os ensinamentos aqui colocados sobre Gestão e Auditoria Social e Ambiental, de que forma você enxerga esses assunto para a sustentabilidade das empresas num mercado de extrema competitividade? Sua empresa já despertou de alguma forma, para a importância desse tema quanto a agregação de valores dos seus produtos e serviços? Em caso positivo, quais os resultados obtidos junto aos consumidores? (Trabalho digitado com introdução, desenvolvimento e conclusão, com embasamento teórico e construído com suas próprias palavras, e dentro das normas da instituição.)
Ângela de Almeida Oliveira
Graduada em Processos Gerenciais (CETREDE)
Pós Graduada em Auditória e Controladoria (UNICE)
RESUMO
A evidenciação ambiental é utilizada pelas organizações como meio para comunicar os aspectos e impactos ambientais. O tema desperta interesse tanto na comunidade científica quanto na empresarial; contudo, acredita-se haver oportunidades de aperfeiçoamento para o tema. Neste contexto, emerge a pergunta de pesquisa: como identificar as potencialidades e oportunidades da evidenciação ambiental? Para responder a esta pergunta, tem-se como objetivo identificar as potencialidades e oportunidades da evidenciação ambiental para a gestão interna. Para atingir este objetivo, utilizam-se relevantes questionamentos, pois possibilita estabelecer padrões de informação ambiental, sendo gerenciado pela sociedade por meio de leis e normas e pelas organizações, por meio das conseqüências em seus objetivos estratégicos; o processo de busca de referencial teórico revelou que o tema é recente e aceito na comunidade científica internacional, e o estudo de caso revela que a evidenciação ambiental auxilia no aumento de comunicação entre empresa e sociedade. Como oportunidade encontrada aponta-se a necessidade de um processo estruturado que permita identificar, mensurar, apresentar diagnóstico e ações de aperfeiçoamento, considerando as características singulares de cada organização.
Palavras -chave: evidenciação ambiental; avaliação; potencialidades; oportunidades.
INTRODUÇÃO
A empresa é sócio-ambientalmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, agregando valor à imagem da empresa.
Nesse sentido o Beach Park tem como sua missão promover a gestão da responsabilidade socioambiental por meio da disseminação de uma cultura sustentável e do fortalecimento das relações com acionistas, clientes, colaboradores, rede credenciada, fornecedores e comunidades, contribuindo para o lazer, bem-estar e empregabilidade da sociedade
A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades, dessa forma, uma empresa que possua um modelo de Gestão Ambiental já está correlacionada à responsabilidade social. Tais eventos irão, de certa forma, interagir com as tomadas de decisões da empresa, tendo total importância na estratégia empresarial.
O objetivo deste trabalho é demonstrar através do estudo de pesquisa realizado no complexo Beach park, a importância da aplicação da sustentabilidade e da responsabilidade sócio ambiental, e os resultados positivos que, não só as empresas, mas a sociedade como um todo pode adquirir utilizando desta prática, visualizando o que uma empresa pode fazer para atender as expectativas da sociedade em geral e ao mesmo tempo adquirir benefícios.
Diante da preocupação da sociedade com o meio ambiente, as organizações são pressionadas a fornecer informações que auxiliem suas partes interessadas para avaliar seu relacionamento com o meio ambiente. Há, portanto, uma grande movimentação social e científica, com o intuito de promover avaliação das informações ambientais que também é denominada de evidenciação ambiental (environmental disclosure, termo em inglês). A evidenciação ambiental é utilizada pelas empresas para prestar contas à sociedade. Os gestores selecionam informações levando em consideração: as demandas; o entendimento que o meio ambiente é uma fonte esgotável; a responsabilidade profissional e o sistema complexo que envolve o tema (diversos atores, sistemas e interesses). Segundo Monteiro (2008), ao longo das últimas décadas, a comunicação de caráter ambiental tem despertado o interesse não só dos distintos stakeholders, os quais cada vez mais exigem informações desta natureza para a tomada de decisão, mas também dos investigadores na área de Contabilidade Social e Ambiental, em particular na linha de pesquisa de “Environmental disclosure”. Para Lins e Silva (2007), a evidenciação representa um importante meio de comunicação sobre o desempenho da empresa com seus interessados: acionistas, credores, órgãos de supervisão e controle, governo e empregados. Por este motivo, o disclosure possui papel essencial na redução da assimetria de informação entre os gestores e aqueles que possuem interesse na empresa, especialmente os investidores. Acredita-se, então, que a evidenciação ambiental possibilita aumentar a comunicação e reduzir a assimetria entre as organizações e suas partes interessadas, tais como: fornecedores, clientes, investidores, sociedade civil, governo, comunidade científica, entre outros. Porém, considerando que é um tema amplo e relativamente recente, tanto para a comunidade científica quanto empresarial, percebe-se a necessidade de haver um processo estruturado para identificar como é feita sua avaliação, emergindo, então, a pergunta de pesquisa: como identificar as potencialidades e oportunidades da evidenciação ambiental? Para responder a esta pergunta, a presente pesquisa tem como objetivo: identificar potencialidades e oportunidades do tema. Para atingir este objetivo, utiliza-se de: um processo estruturado de revisão de literatura e um estudo de caso na empresa Beach Park.
...