Estado bem estar social
Por: Regianemaciel • 12/11/2016 • Artigo • 343 Palavras (2 Páginas) • 616 Visualizações
Atividade de Portfolio
Pesquise sobre as concepções de Estado Liberal dos pensadores John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Apresente os resultados de sua pesquisa em seu portfolio.
Os dois autores acreditam que o homem é um ser naturalmente livre, e essa liberdade é um bem inalienável, assim também como o direito a propriedade privada. Quando se trata de direito natural, direito de propriedade e formação do estado, eles lançaram as bases do liberalismo. Esse é o ideal Iluminista e acredita-se que os pensamentos destes autores influenciaram a democracia.
O Liberalismo quebra paradigmas em uma sociedade aprisionada e limitada pela politica e pela religiosidade, o homem é declarado como um ser pensante dotado de racionalidade, apto para fazer suas próprias escolhas, e livre para exerce-las plenamente. Na teoria liberal o homem é um ser que possui um estado natural livre ,que por sua escolha pode se tornar social, mas mesmo assim continua livre, é o grito de independência contra a escravidão psicológica que o homem era submetido sendo proibido de pesar, questionar e se opor aos interesse da maioria, é estarrecedor como seres tão incríveis conseguiram ser manipulados por tanto tempo, pensar numa realidade como aquela hoje é realmente inconcebível. Eles foram homens a frente de seu tempo que abriram as portas da evolução intelectual para humanidade.
A proposta era preservar a liberdade individual, assegurar a pessoa individualmente a proteção de seus bens e manutenção de seus direitos e para isso todos deveriam se unir, através de um contrato social, onde todos se uniam, para defender o direito de todos de forma igualitária.
A proposta de Rousseau era que os homens , reunidos formam o soberano, que seria o detentor do poder legislativo. As leis seriam formuladas por um legislador e depois sancionadas pelo soberano, consistindo em atos da vontade geral, que iriam garantir principalmente a liberdade e a propriedade os cidadãos tendo a liberdade garantida dentro do estado de sociedade, também precisam ter as desigualdades suprimidas ou diminuídas, para o autor o estado social só é vantajoso aos homens quando todos eles tem alguma coisa e nenhum tem demais.
...