Estudo do restaurante Smack
Por: EricaNicola • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
Universidade Anhanguera – Unidade Ribeirão Preto.
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas norteadoras:
Empreendedorismo e
Comportamento Organizacional.
Curso de Administração.
Nível graduação, da universidade.
Anhanguera – UNIDERP
Ribeirão Preto – SP
2015.
Universidade Anhanguera – Unidade Ribeirão Preto.
ESTUDO DE CASO – RESTAURANTE SMAK
Nomes: Aline Aparecida Sanches – RA: 2861117759
Série: 1ªA
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Porque o fracasso e não o sucesso? 4
- O PLANO DE NEGÓCIOS.
3.1 ANÁLISE ESTRATÉGICA 8
3.2 ANÁLISE DE SWOT (Strenghts (forças), weaknesses(fraquezas), opportunities(oportunidades) e threats( ameaças). 8
- ESTUDO DO CASO. 9
- O DIAGNÓSTICO 10
- CONCLUSÃO: 11
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 11
INTRODUÇÃO
Este desafio profissional proporciona a analise de um empreendimento, indicando seus pontos positivos e negativos, visando à gestão de uma empresa aplicando uma gestão mais profissionalizada, favorecendo tanto ao empresário, cliente e funcionários, com a finalidade de gerar receita e uma menor desmotivação (cliente externo / cliente interno). Oferece também solucionar através de dicas a desenvolver com sucesso o seu comercio, utilizando marketing, plano de negócios, e visão de empreendedorismo, não deixando que a empresa fracasse e feche as portas. É objetivo deste montar um plano de negócios eficaz para alavancar a clientela do restaurante. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas enriquecidas com algumas pesquisas, e entrevista com a consultora financeira.
Porque o fracasso e não o sucesso?
Que o brasileiro sempre teve dentro de si um espírito de empreendedor não é nenhum segredo, o Brasil esta como o 3º país que tem mais números de empreendedores segundo uma pesquisa realizada pela revista EXAME, mas ter boa vontade e saber trabalhar não é nenhuma garantia de sucesso, logo abaixo veremos os principais fatores para o fracasso e insucesso de uma empresa.
- Falta de planejamento.
- Falta de originalidade / Inovação.
- Falta de Gestão.
- Falta de empreendedorismo.
- Inexperiência no ramo.
- Reserva financeira.
- Falta de percepção.
Outra pesquisa realizada pelo SEBRAE revela que cerca de 58% das empresas entram em mortalidade entre o primeiro e o quinto ano de vida, ou seja de 100 empresas que nascem no Brasil, apenas 42% permanecem desenvolvendo suas atividades após o quinto ano de nascimento.
Principais motivos para a insatisfação dos empreendedores;
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Abaixo verificamos também uma taxa de mortalidade das empresas nos seus dois primeiros anos de vida. Realizada pelo SEBRAE.
[pic 8]
O PLANO DE NEGÓCIOS.
Toda empresa necessita de um plano de negócios para gerenciá-la e apresentar sua idéia. Para prever e resolver dificuldade e direcionar o crescimento. Para elaborar um plano de negócios é importante o autoconhecimento e analise do empreendimento em três aspectos principais:
- Em que negocio se esta?
- O que se vende?
- Qual o seu mercado alvo?
Características do plano de negócios:
- Sumário: com o titulo de cada sessão
- Sumário executivo: principal sessão do plano deve ser elaborada com atenção e ser dirigido ao leitor alvo, por exemplo, requisição junto a bancos ou apresentação a potenciais parceiros.
- Analise da estratégica: rumos da empresa sua missão, valores e visão, forças, fraquezas, objetivos, metas, ameaças, etc. Através da analise de SWOT.
- Descrição da empresa: seu histórico, faturamento, estrutura, localização, parcerias, certificados de qualificações, etc.
- Produtos e serviços: descrição de produtos e processos de produção, ciclos de vida, fatores tecnológicos e desenvolvimento.
- Plano operacional: plano de ações da empresa em seu processo produtivo e impacto das ações em seus parâmetros de avaliação. Entregas, estoque e rotatividade.
- Plano de recursos humanos: planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal, expectativas de crescimento. Nível educacional e experiência profissional dos colaboradores.
- Analise de mercado: conhecer o mercado consumidor como esta segmentado e taxa de crescimento. Características do consumidor, localização, sazonalidade, preferências e principais concorrentes.
- Estratégia de marketing: como vender e conquistar clientes e fideliza-los. Distribuição e promoções.
- Plano financeiro: números e progressões futuras, demonstrativos de fluxo de caixa, Balanço patrimonial, indicadores financeiros, previsão de retorno de investimento.
- Anexos: informações adicionais relevantes
ANÁLISE ESTRATÉGICA
A análise estratégica é um dos pontos mais importantes do plano de negócios, tendo o objetivo de mostrar se esta pronta para seguir em frente, encarar os desafios e riscos que virão, e se deve estar ciente.
Serve para mostrar se o empreendedor conhece sua empresa de forma interna ajuda a resolver as adversidades externas.
O processo de planejamento estratégico serve como base para a análise, e se consiste em; Definir a missão e visão do negócio analisando ambientes internos e externos.
...