Filosofia e Antropologia
Por: thayanerissanif • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03 e 04
Leia atentamente as observações abaixo das atividades
ATIVIDADE DA AULA 01
De acordo com os estudos em aula, disserte sobre o entendimento da frase abaixo. Os procedimentos metodológicos no estudo de um fato ou fenômeno devem obedecer a critérios que garantam consistência, validade e confiabilidade aos resultados. Por isso a obediência ao referencial teórico e metodológico adotado e a precisão nas informações apresentadas. Disserte sobre a frase acima, (mínimo de 08 linhas)
Para se obter consistência, validade e confiabilidade de um estudo há que se ter o conhecimento empírico da matéria e fazer análises minuciosas para a comprovação do objeto estudado. Deve se obedecer a regras sobre a evidência; análise; síntese e enumeração para que o estudo em si tenha consistência, possibilidade de resolução da problemática envolta, ordem no pensamento e enumeração para que haja a certeza de que não há nada omitido. Por fim, o empirismo conciliado aos métodos científicos é a melhor forma de se obter resultados fieis tanto ao referencial teórico quanto na precisão sobre as informações comprovadas a partir do estudo científico.
ATIVIDADE DA AULA 02
Por que dizemos que as ciências cognitivas devem ser compreendidas como o estudo da inteligência humana, indo de sua estrutura formal e de seu substrato biológico, passando por sua modelagem, até suas expressões psicológicas, linguísticas e antropológicas? (mínimo de 08 linhas)
O escopo para a indagação é justamente a conciliação do empirismo e do saber científico em relação a quase tudo que envolve o homem. O que antes era um ramo restrito a filósofos, hoje tem uma abordagem mais ampla envolvendo vários campos que compete à psique humana, como por exemplo, a psicologia, a neurociência e até mesmo inteligência artificial. A base para essa abordagem mais ampla é que para se aprofundar na ciência da inteligência humana deve-se questionar a própria raiz desse pensar, e com o passar dos anos, com a evolução da ciência e da metafísica, esses preceitos se abriram a novas formas de pensar, nas quais tudo se correlaciona a epistemologia filosófica e ao comportamento humano.
ATIVIDADE DA AULA 03
De acordo com os estudos realizados em aula, por que dizemos que [...] a investigação nunca começa no início? Desenvolva um reflexão referente a este assunto. (mínimo de 08 linhas)
Porque primeiro há a investigação sobre o objeto de estudo por meio intuitivo, e nessa investigação muitas abordagens são feitas, nem sempre na raiz do problema a ser tratado. Só quando a investigação entra no mérito do conhecimento racional e intelectual, até chegar no conhecimento científico, a raiz da investigação passa a ser o objeto de estudo.
Sem o conhecimento empírico e dedutivo a sociedade atual estaria muito aquém do mundo que conhecemos hoje, sem a observação, a ciência não se questionaria do que é verdade e o que é mito, logo, a investigação sempre começa no logos, e nunca na etimologia.
ATIVIDADE DA AULA 04
O que realmente é uma leitura? Como podemos desenvolver uma reflexão sobre o que está sendo lido? Disserte. (mínimo de 08 linhas)
A leitura se dá mesmo antes do ingresso de uma criança à escola, isto é, na leitura que a mesma dá pelo mundo que a cerca. A partir do momento em que o indivíduo tem contato com as letras, tudo o que ela viu e viveu podem ser base para a interpretação dos códigos escritos, e por isso, a leitura não deve ser resumida em codificar e decodificar palavras, mas dar sentido em tudo que se lê e levar em conta as influências cognitivas do leitor para que a leitura não se torne apenas uma reprodução mecânica de palavras enunciadas. É justamente por isso que um mesmo livro pode ter um sentido diferente de leitor para leitor.
...