Finanças publicas
Por: sgtinfresende • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de aprendizagem: Finanças Públicas
Curso: Administração Ex
Professor: João Antolino Monteiro
Nome do estudante: Sérgio Alves Resende
Data: 24/03/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Entre os princípios das finanças públicas, foram discutidos os princípios da neutralidade e o do maior benefício social. Com base na leitura atenta destes princípios, responda a seguinte pergunta: Qual dos dois princípios fica mais evidenciado na administração publica brasileira? Justifique sua resposta a partir de exemplos reais. Traga a sua fonte de pesquisa conforme normas da ABNT. (4,0 pontos)
Conforme conceituados os princípios das finanças públicas no livro didático paginas 24 e 25, a administração pública brasileira evidencia características do princípio do maior benefício social, através de políticas de distribuição de renda como os programas sociais criados pelo governo federal como exemplo o Bolsa Família, projetos de financiamento de casa própria, impostos sobre o consumo, a política salarial que cria e mantém um salario mínimo, o controle de preços, para manter os níveis de preços estáveis, a exemplo as reduções de IPI. Desta forma, enquanto agente interventor, o Estado busca fazer com que a renda seja distribuída da melhor forma possível.
2. Qual o papel dos bens e serviços públicos na economia brasileira? Justifique sua resposta com um exemplo prática do nosso dia a dia. Traga a sua fonte de pesquisa conforme normas da ABNT. (3,0 pontos)
Conforme o livro didático em sua unidade 3, os serviços públicos assumem importância como mecanismos de distribuição e de justiça social, a exemplo das necessidades básica que fazem parte do nosso dia a dia como luz, telefone, transporte e ainda necessidades a defesa externa, ordem interna são incumbências do Estado no seu fornecimento.
Assim temos ainda os bens públicos, que são inerentes às atividades estatais, também melhoram a distribuição de renda, são de uso comum e tem como princípio atender a todos sem distinção, e por sua vez devem estar aos cuidados de todos. A segurança pública, o corpo de bombeiros, vacinações, controle de epidemias, são exemplos de bens que só podem ser oferecidos pelo Estado, pois não podem ser cobrados determinando preço nem medida a quantidade oferecida no caso típico de segurança pública.
3. Os serviços públicos no Brasil cumprem sua função, enquanto instrumento de distribuição de renda? Exemplifique sua resposta. (3,0 pontos)
...