Gestao da qualidade
Por: kcroner • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 564 Visualizações
Atividade Avaliativa 1/ B
Período –2016-1
Disciplina: Gestão da Qualidade no Setor Público.
1-Os princípios da qualidade são orientações gerais e devem ser operacionalizadas em situações específicas. Tome dois dos princípios e defenda-os, ilustrando uma aplicação a uma situação específica conhecida por você.
Total satisfação do cliente: Não existe como falar em qualidade sem que se busque a satisfação do ciente, pois minguem quer um produto que não satisfaça seus anseios, de forma segura, a um preço justo, e é muito mais barato para uma empresa fidelizar seus clientes satisfeitos, pois estes mesmos serão replicadores que atrairão novos consumidores/usuários dos serviços, dai a importância do marketing de relacionamento em uma organização, pois através dele é possível detectar os desejos e necessidades do público, além de auferir o quanto os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço prestado e o quanto os mesmos estão sendo fiéis a organização.
Desenvolvimento recursos humanos: Também é inegável que treinamentos que aprimorem as habilidades e capacidades dos indivíduos que compõem a organização, pode melhorar a qualidade através da motivação, especialização e instrução, de forma que cada colaborador seja incentivado a dar o melhor de si. Incentivos financeiros pela qualificação também é importante para o colaborador se sentir estimulado a se qualificar mais e mais, a fim de prestar um bom serviço que além de atender as expectativas da organização, estejam alinhadas as vontades dos clientes e com seus interesses pessoais.
Por minha esposa trabalhar como consultora para a Natura cosméticos, esses dois princípios observo bem, pois a cada compra um atendente liga para ela para saber se a encomenda foi entregue de acordo com o pedido, se ocorreu alguma reclamação ou elogio dos clientes, além disso buscam sugestões dos clientes para melhorar ou criar produtos, além de oferecer prêmios, amostra grátis e descontos pela fidelidade, demostrando a clara importância do feedback e da satisfação total do cliente
Quanto ao desenvolvimento dos recursos humanos, constantemente os consultores e colaboradores passam por treinamentos, principalmente para melhor atender os clientes, mas também quando novos produtos são lançados, dando subsídios para que o consultor apresente o produto ciente de todos efeitos que pode ser esperado por ele, buscando assim adequar cada produto a necessidade específica do cliente.
2-Indique um cuidado ou aplicação de uma técnica ou de procedimento que leve à preservação da boa qualidade de um serviço.
Para falarmos do cuidado é importante entendermos como a boa qualidade dos serviços pode ser percebida pelos usuários, tanto da forma tangível como intangível. A tangibilidade de um serviço se refere àquilo que o cliente vê e sente, como a aparência física do local, Já a parte intangíveis pode ser percebida pela amabilidade, cordialidade e relacionamento. Assim o treinamento e a avaliação de desempenho individual e da equipe, com premiação para atendimento a metas de qualidade, é uma importante procedimento para se preservar a boa qualidade de serviço.
3-O binômio qualidade-produtividade também pode ser interpretado como antagônico, ou seja, quando um fator melhora o outro piora. Como você analisaria essa posição?
Com a globalização e as demais transformações ocorridas no macro e microambiente das organizações, uma das maiores preocupações hoje é a de como a organização deve competir com grandes e repentinas mudanças no mercado, bem como dos seus concorrentes. Assim as organizações estão buscando cada vez mais a redução de seus custos consequentemente dos seus preços, seja através de uma redução de mão de obra, seja com a aquisição de matérias primas mais baratas, neste mesmo intuito de redução de custo outras organizações investem em programas relacionados à qualidade, em tecnologias e novas técnicas.
Apesar de se parecer um paradoxo, é possível sim alcançar resultados produtivos e com qualidade, pois de nada adianta produzir muito de algo que não atenda a necessidade e expectativas do consumidor e do mercado, pois pode-se ate
...