Hotelaria Hospitalar
Por: Amelia40 • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.923 Palavras (8 Páginas) • 846 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
CURSO: HOTELARIA 4º ANO
DISCIPLINA: HOTELARIA HOSPITALAR
DOCENTE: MICHELE VASCONCELOS CHIATTONE
ACADÊMICOS: DANIEL B. DE JESUS
ELISABETH CANDIDO DE JESUS
ROSINIDE A. ISIDORO
Cada vez mais os hospitais estão se adaptando para enfrentar o mercado, que se tornou moderno, atualizado e competitivo. A qualidade na prestação dos serviços é essencial para o sucesso da empresa e a sua permanência no mundo dos negócios lembrando que o negócio da saúde gera bilhões de reais anualmente. Portanto a taxa de ocupação, a receita gerada, a tecnologia utilizada, os custos e o atendimento são fatores que determinam a sobrevivência do hospital mediante ao nível de satisfação dos clientes.
Nos hospitais da rede pública, as mudanças e adaptações já estão acontecendo em alguns estados mais lentamente, em outros nem tanto, porem há uma mobilização por parte da sociedade e dos governos para que a situação mude a cada ano, e o sofrimento dos pacientes seja amenizado. No Brasil ainda existem hospitais públicos em situações degradantes, mas em varias regiões as transformações estão acontecendo com muita clareza. Temos exemplos como:
Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo, eleito o melhor hospital público daquele estado, segundo uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo), e o segundo eleito foi o Centro Integral de atendimento à Saúde do Hospital das Clinicas de Campinas, a 93 km da cidade de São Paulo.
Sarah Kubitschek especializada em reabilitação de pacientes com traumas, localizado em Brasília.
Hospital Municipal de Pinhais, com equipamentos novos e ótima estrutura, o hospital tornou-se referência no atendimento materno infantil, e hoje atende não somente pessoas de Pinhais, mais também de municípios vizinhos.
A hotelaria hospitalar visa o conjunto de mudanças físicas e de organização funcional nos aspectos humano, para melhorar a qualidade dos serviços prestados, enfatizando aqueles que são diretamente aos pacientes, gerenciando a hospedagem dos pacientes e administrando os setores, como Atendimento, Internamento, Higienização Hospitalar, Lavanderia, Rouparia, Costura, Telefonia e gastronomia Hospitalar, enfim proporcionando todo conforto, bem estar e segurança.
Para administrar os setores de hotelaria hospitalar e preciso muito conhecimento, conhecer os fluxos internos, formação de organogramas, analisar pontos fortes e fracos, procurando melhorar os pontos fortes e dar prioridade aos pontos fracos, ter disponibilidade de tempo e a sensibilidade de saber receber bem as pessoas. Segundo Roberto Rotter presidente do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) Ser hoteleiro é uma vocação é abdicar de coisas na vida para fazer o que gosta porque é preciso ser dinâmico já que a velocidade de crescimento e mudanças no mundo dos negócios e muito grande e o profissional tem que responder na mesma proporção.
Quando se pensa em construção, reforma ou mudança na área hospitalar, a participação de profissionais especializados em arquitetura é necessária, pontuando que essa equipe de profissionais esteja preparada para dialogar com a equipe de saúde que irá atuar no local, buscando o entendimento dos processos e protocolos da hospitalidade hospitalar. A definição do projeto adequado a realidade exige profundos estudos, almejando atingir a perfeita simetria entre os conceitos da arquitetura, conforto e bem estar e agilidade no atendimento, sempre em acordo com a legislação e orientações dos órgãos competentes de saúde.
O projeto arquitetônico hospitalar se divide na concepção da arquitetura de interiores, instalações hidrossanitárias, elétricas e eletrônicas, projeto estrutural e logístico de atendimento, instalações flúido-mecânicas e instalações de climatização. O planejamento e a organização da infra-estrutura relacionada aos serviços oferecidos permitem visualizar e coordenar o processo como um todo de maneira mais eficiente, agilizando sua execução e reduzindo os custos para o cliente.
Quando falado em decoração interna e arquitetura adequada para hospitais, são esses investimentos são considerados como fator de atratividade para os clientes, pontuando sua contribuição para o aumento na demanda em clinicas e hospitais. O melhoramento das instalações hospitalares se fundamenta na promoção de ambientes mais agradáveis aos clientes, pontuando que o objetivo de um hospital é a promoção da saúde, e claro também eficiência do ambiente, justamente pelo melhor aproveitamento do espaço, e melhoramento da logística interna.
Em relação aos materiais de construção, decoração e tecnologias utilizadas em um hospital, cada setor ou cada serviço a ser ofertado demanda uma atenção especial, isso se fundamenta justamente porque em cada uma das situações as necessidades são peculiares, podemos exemplificar que nas áreas técnicas e de atendimento, os acabamentos devem promover a assepsia do local, a resistência a grande movimentação de pessoas, macas, cadeiras de rodas e aos produtos de limpeza.
A lavanderia é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação a todas as unidades do hospital, sendo um setor de grande importância para o funcionamento das varias unidades e qualquer que seja sua dimensão deve ser cuidadosamente planejada. Deve se refletir sobre os seguintes aspectos:
• Controle das infecções;
• Recuperação, conforto e segurança do paciente;
• Facilidade, segurança e conforto da equipe de trabalho;
• Racionalização de tempo e material;
• Redução dos custos operacionais.
Instalação de barreira de contaminação que separa a lavanderia em duas áreas.
- área suja (considerada contaminada) - utilizada para separação e lavagem;
- área limpa - utilizada para acabamento e guarda.
Deve ficar localizada no térreo, perto da área de serviços gerais e da caldeira, e longe dos demais setores, com transporte adequado com carrinhos, de plástico laváveis para que seja efetuada a desinfecção adequada diariamente a cada troca de turno, ou pode também estar localizada fora do prédio, porem com circulação coberta e fechada para evitar a contaminação da roupa limpa.
...