LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Por: KARINASOTO • 29/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 648 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
1. Defina, de forma resumida, o que é a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
É a lei criada com o intuito de estabelecendo regras e limites para os gatos de Estados e municípios de acordo com os tributos arrecadados de cada um, sendo assim possível estabelecer um equilíbrio orçamentário, financeiro e fiscal.
2. Comente a respeito de pelo menos dois modelos que foram tomados como referencial para a elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal, no Brasil.
- São o fundo monetário internacional: é a edição e a difusão de algumas normas de gestão pública em diversos países, onde inclusive o Brasil é um Estado membro.
- Comunidade Econômica Europeia: Com a assinatura do Tratado de Maastricht a estabilidade da união europeia foi garantida através da política e economia.
3. O que se entende por equilíbrio das contas públicas?
Nada mais é do que buscar gastar somente o que se arrecada, e como podemos ver que atualmente o déficit do nosso país está bem alto, e isso se deve aos inúmeros empréstimos que o governo faz e acaba pagando muitos juros, então para se ter certo controle o governo precisa diminuir a obtenção de empréstimos, que por consequência diminuirá os juros e sobrara mais recursos para as empresas e consumidores.
4. Indique as Diretrizes básicas estabelecidas na LRF.
A LRF tem o intuito de controlar os gastos realizados pelos estados e municípios de acordo com o que arrecada dos tributos e dentro dela estão as diretrizes:
- A participação popular para a elaboração de planos e orçamentos públicos;
- A disponibilidade das contas dos administradores para consulta pelos cidadãos e instituições financeiras;
- Emissão de relatórios frequentes sobre a gestão fiscal e de execução orçamentaria, para livre acesso da população.
5. Quais são os instrumentos utilizados para planejamento do gasto público?
São: O plano Plurianual, A Lei das Diretrizes Orçamentárias e A Lei Orçamentária Anual.
6. Que cuidados devem ser tomados nos casos de renúncia de receitas, tendo em vista o preconizado pela LRF?
- Estimar o impacto no orçamento do primeiro exercício e nos próximos 2 exercícios seguintes;
- Demonstrar que a renúncia decorrente foi considerada ao que se estima das receitas e que não afetara os resultados fiscais previstos na LDO;
- Prever medidas para compensação nos 3 exercícios já referidos que pode ser feita através da elevação de alíquota, novos tributos, neste caso o benefício só entrará em vigor após a ocorrência do aumento da receita.
7. Comente, de forma sucinta, acerca dos processos de fiscalização e de controle das despesas com pessoal nos diferentes órgãos da administração pública.
A fiscalização permite com que todas as contribuições que o governo receba seja retornado para a população, e segundo LRF, 50% deve ser destinado a União e 60% para os Estados e Municípios.
No estadual a divisão dos 60% é:
- 2% para Ministério Público;
- 3% para Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Estado;
8. O que é Dívida Pública Consolidada?
É o montante total das obrigações financeiras do ente da Federação, inclusive decorrentes de emissão de títulos, operações de crédito e precatórias judiciais.
9. O que instrui a LRF com relação à recondução da dívida aos limites.
Essa recondução estabelece prazos e condições rígidas para entes que ultrapassam os limites de endividamento, estando sujeitos a sanções no não cumprimento desses limites.
10. Como se alcançam os objetivos de transparência nas contas públicas?
...