MARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES
Por: Fran Degrandis • 27/9/2018 • Monografia • 8.676 Palavras (35 Páginas) • 443 Visualizações
Universidade Positivo
Sescoop / PR
MBA em Marketing para Cooperativas do Agronegócio
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP
Elaborado por:
ELAINE BRIZOLA
FRANCELISE DEGRANDIS
HELEN MORAES PAULINO
Castro, 26 de outubro de 2018.
Elaborado por:
ELAINE BRIZOLA
FRANCELISE DEGRANDIS
HELEN MORAES PAULINO
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP
Trabalho apresentado ao curso MBA em Marketing para Cooperativas do Agronegócio, Pós-Graduação lato sensu, nível de Especialização, como pré-requisito para obtenção do título de Especialista.
Orientado por: Profª MSc. Anelise Machado de Araujo
Coordenador Acadêmico Executivo: Profª MSc. Anelise Machado de Araujo
Castro, 26 de outubro de 2018.
UNIVERSIDADE POSITIVO
SESCCOP PR
MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO
O trabalho de conclusão de ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP, elaborado por Elaine Brizola, Francelise Degrandis e Helen Moraes Paulino foi aceito como pré-requisito para a obtenção do certificado do Curso de Pós-Graduação latu sensu MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO.
Data da aprovação: Local, Data
____________________________________
Profª MSc. Anelise Machado de Araujo
Coordenador Acadêmico Executivo
____________________________________
Profª MSc. Anelise Machado de Araujo
Orientador
TERMO DE COMPROMISSO
Os alunos Elaine Brizola, Francelise Degrandis e Helen Moraes Paulino, abaixo assinados, do curso de MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO, turma XXX, realizado em CASTRO – PR, no período de 02/06/2017 à 27/10/2018, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE CONQUISTA E RETENÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP, é autêntico e original.
Castro, 26 de outubro de 2018.
_____________________
Elaine Brizola
_____________________
Francelise Degrandis
______________________
Helen Moraes Paulino
RESUMO
ABSTRACT
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO
1.1. Problema
Com o passar dos tempos o ramo das cooperativas veem crescendo em extensão territorial de maneira bem considerável. Porém, para administrar esse crescimento surge a necessidade da interação, afinamento e alinhamentos entre a instituição e o colaborador. Com isso o modelo de endomarketing também conhecido como marketing interno vislumbra a satisfação do colaborador estendendo-se ao cliente externo.
Baseado no conceito acima a área de gestão de pessoas vem se preocupando cada vez mais com a formação, a produtividade e principalmente como influenciar as pessoas para motivá-los para um bom trabalho.
O sistema Sicredi, com seu crescimento considerável de 30% no último ano, busca colaboradores que visam crescimento, qualidade de vida e bom relacionamento. Para que a instituição tenha um bom resultado é importante que o colaborador esteja em equilíbrio com sua autoestima e empatia nas relações interpessoais.
O objetivo básico do processo de integração consiste em buscar a melhor relação entre o colaborador e a instituição, de forma que o novo colaborador saiba os valores, visão, missão da empresa, a forma que eles atuam como realizam o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e serviços, a forma de lidarem com seus clientes e fornecedores, cultura da empresa, tradições, história de como ela surgiu, com o intuito de facilitar a sua adaptação. Nesta apresentação, também são informados as normas e procedimentos das empresas, os benefícios que ela oferece, além de informações sobre políticas da empresa para avaliação do desempenho, remuneração, programa de bônus e estrutura organizacional. A sugestão de duração é de aproximadamente 3(três) dias.[1] Para que haja continuidade do processo, também contamos com o projeto criação de um comitê de inovação, que será o ponto focal das inovações a serem aplicadas na instituição Sicredi.
O Trabalho será embasado em pesquisa de clima interno que trará informações de como estão sendo visados os colaboradores desde o âmbito inicial até os mais antigos de casa e ações táticas que norteará o modo de implantação do projeto na cooperativa Novos Horizontes.
A metodologia aplicada será dirigida em pesquisas internas que possam trazer informações reais e claras para que o desenvolvimento desse projeto.
1.2. Objetivo Geral
Estruturar a implantação de processos de endomarketing buscando engajamento, envolvimento e fomento de processos inovadores.
1.3 Objetivos Específicos:
- Conhecer as principais práticas de endomarketing e inovação;
- Identificar quais são os processos necessário para a implantação do endomarketing para toda a cooperativa;
- Sugerir processo de Integração para os novos colaboradores.
- Sugerir um comitê de inovações que proporcione novas ideias que auxiliem na rentabilidade da cooperativa.
1.4 Resultados Esperados
Com o desenvolvimento e estruturação do endomarkenting, espera-se que tenhamos um processo de encantamento para o novo colaborador com a renovação da integração que ocorrerá, desde a sua contratação, passando pelo conhecimento interno de cooperativismo e por fim chegando na ponta com o conhecimento básico para apoiar os seus pares e a agência.
Importante salientar que com a estrutura do Sicredi, atualmente, visa-se a necessidade de trazer novas ideias que desburocratize processo, recompense colaboradores, motive as agências e principalmente se estenda ao sistema de forma exponencial aos colaboradores em prol de um bom resultado. Garantir o quadro de colaboradores integrado e motivado, são de suma importância no resultado do clima organizacional. Isso incentiva a criatividade, melhora o comprometimento dos colaboradores, clareza e transparência na comunicação entre colaboradores e associados. Consequentemente tudo resulta na missão da cooperativa.
...